skip to main content

O paradigma da didática da história: um estudo sobre a identidade histórica docente

Knoll, Daniel Carlos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2014-08-21

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O paradigma da didática da história: um estudo sobre a identidade histórica docente
  • Autor: Knoll, Daniel Carlos
  • Orientador: Lopes, Katia Maria Abud
  • Assuntos: Professores De História; Didática Da História; Identidade Histórica Docente; Narrativa Histórica; Microanálise Qualitativa; History Teachers; Didactics Of History; Historical Teaching Identity; Historical Narrative; Grounded Theory
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A presente dissertação é uma pesquisa qualitativa que investiga os enfoques didáticos de uma professora de História que trabalha na rede pública de São Paulo e que foram conceituados como Identidade Histórica Docente. Estes enfoques didáticos foram investigados utilizando uma metodologia de análise das relações temporais que a professora desencadeia na prática docente. Para fazer esta investigação, foi utilizado um questionário Likert, duas entrevistas semiestruturadas, análise de planejamentos e observações gravadas em áudio do trabalho da professora. A base teórica desta pesquisa foi o paradigma da Didática da História, um paradigma construído por meio dos trabalhos desenvolvidos em universidades públicas brasileiras que investigam o trabalho de professores de História. Os principais conceitos deste paradigma que foram utilizados foram os de paradigma de Kuhn, consciência histórica, narrativa histórica e identidade histórica de Rüsen, experiência e expectativa de Koselleck, com contribuições de autores que utilizaram estes mesmos conceitos em seus trabalhos, como Seixas, Lee e Borries. A metodologia de análise dos dados foi criada com a adaptação destes conceitos para a microanálise qualitativa de Strauss e Corbin. Após a construção metodológica, obtenção e análise dos dados, chegou-se à conclusão de que a Identidade Histórica da docente pesquisada é predominantemente política sobre os demais aspectos investigados.
  • DOI: 10.11606/D.48.2014.tde-13102014-155037
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2014-08-21
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.