skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Ensino de respostas gestuais simbolicas para criancas severamente retardadas

Claudia Davis Mattar Margarida Hoffmann Windholz

1979

Localização: IP - Instituto de Psicologia    (T BF637.C45 M435e e.2 )(Acessar)

  • Título:
    Ensino de respostas gestuais simbolicas para criancas severamente retardadas
  • Autor: Claudia Davis Mattar
  • Margarida Hoffmann Windholz
  • Assuntos: COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL; CONDICIONAMENTO OPERANTE; DEFICIENTE MENTAL SEVERO; DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A aquisicao e desenvolvimento da linguagem tem sido objetivo prioritario para os envolvidos com individuos nao-verbais. A aplicacao de procedimentos de condicionamento operante tem produzido grandes progressos, embora permaneca ainda um numero significante de individuos que nao adquirem habilidades orais, especialmente aqueles com atraso severo no desenvolvimento. O estudo objetivo propiciar a aquisicao de dois sinais expressivos a tres criancas severamente retardadas, que nao tem linguagem oral. Acredita que a habilidade de expressar necessidades basicas permite que exercam maior controle sobre o ambiente. Adota um procedimento que engloba o uso de ajuda fisica, fading e alteracao de estimulos, durante quatro fases (imitacao motora, nomeacao, reconhecimento e teste de controle de estimulos) em um desenho de linha de base multipla entre sinais. Ao final do programa, todos os sujeitos adquirem respostas gestuais e as usam de forma funcional. Os resultados mostram-se confiaveis, replicaveis de uma crianca a outra e generalizaveis para diferentes professores. A discussao dos dados se atem as definicoes de tatos e mandos proposta por skinner, sugerindo que a distincao entre elas pode ser, do ponto de vista da audiencia, muito pouco claras
  • Data de criação/publicação: 1979
  • Formato: 105 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.