skip to main content

Elaboração de jogos matemáticos

Gabriel Santos Evangelista ; Joseleide da Silva Damascena ; Elisângela Bastos de Melo Espíndola

Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online), 2021-06, Vol.8 (23) [Periódico revisado por pares]

Universidade Estadual do Ceará

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Elaboração de jogos matemáticos
  • Autor: Gabriel Santos Evangelista ; Joseleide da Silva Damascena ; Elisângela Bastos de Melo Espíndola
  • Assuntos: Batalha Naval ; Ensino Médio ; Função Quadrática ; Jogo Matemático ; PIBID
  • É parte de: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online), 2021-06, Vol.8 (23)
  • Descrição: Apresentamos um trabalho desenvolvido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco. O presente artigo tem o objetivo de discorrer sobre as etapas de elaboração do jogo Batalha Naval de Funções, voltado para atividades de desenvolvimento da habilidade da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): EM13MAT503 - Investigar pontos de máximo ou de mínimo de funções quadráticas em contextos da Matemática Financeira ou da Cinemática e do descritor do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE): D20. Analisar crescimento/decrescimento, zeros de funções reais apresentadas em gráficos. O trabalho foi desenvolvido em uma escola pública (de ensino integral) da rede estadual de Pernambuco: Escola de Referência em Ensino Médio Professor Alfredo Freyre, localizada na zona norte do Recife em parceria com o grupo de pesquisa Laboratório Científico de Aprendizagem, Pesquisa e Ensino (LACAPE).   O jogo contou com a participação de alunos do 1º ano do Ensino Médio. O resultado da versão final do Batalha Naval de Funções é apresentado a partir das sucessivas sugestões dos alunos, que foram acatadas pelos conceptores do jogo no processo de sua (re)elaboração. Tais como, mudanças nas suas regras e material (tabuleiro e cartas). Sobre a elaboração do jogo, de uma parte, destacamos como este contribuiu à formação docente e ao desenvolvimento profissional dos bolsistas do PIBID; de outra parte, o envolvimento dos alunos do Ensino Médio trouxe à tona aspectos interessantes, tais com as adaptações realizadas por eles para tornar o jogo mais atrativo, sem perder de vista as atividades voltadas para o estudo do tema em tela. Palavras-chave: Função Quadrática; PIBID; Ensino Médio; Jogo Matemático; Batalha Naval.
  • Editor: Universidade Estadual do Ceará
  • Idioma: Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.