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Culturas de herança em Pedrinhas Paulista: identidades, pertencimento e espaços intergeracionais

Fornasier, Rosangela Maria Laurindo

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2023-09-25

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Culturas de herança em Pedrinhas Paulista: identidades, pertencimento e espaços intergeracionais
  • Autor: Fornasier, Rosangela Maria Laurindo
  • Orientador: Ortale, Fernanda Landucci
  • Assuntos: Pedrinhas Paulista; Língua De Herança; Identidades; Cultura De Herança; Comunidade De Prática; Heritage Culture; Heritage Language; Identities; Pedrinhas Paulista; Community Of Practice
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este trabalho teve como objetivo investigar as culturas de herança do município de Pedrinhas Paulista, ex-colônia italiana localizada no sudoeste do estado de São Paulo, fundada em 1952. Para tanto, foram empreendidos estudos em duas frentes: a primeira é relativa à análise documental, desde o período de formação da colônia; a segunda refere-se à formação da comunidade de prática Sapori di mamma: storie e ricette. Os participantes envolvidos na pesquisa são membros da segunda e terceira gerações de imigrantes italianos, duas colaboradoras do projeto Italiano como herança e a pesquisadora, residente na ex-colônia há 30 anos. A partir dos resultados da pesquisa documental, mencionam-se: o mapeamento da população da cidade quanto à origem de cada família de imigrante e ao número do(s) lote(s) a elas destinado(s), assim como os dados atuais sobre o número e a identificação das famílias de descendentes que ainda residem na ex-colônia. Quanto aos resultados obtidos com a formação da comunidade de prática, é possível afirmar que a partilha de receitas de família e o uso da língua italiana nos encontros da comunidade de prática contribuíram para reavivar o sentimento de italianidade e de pertencimento, e para estimular o uso da língua tanto no convívio familiar quanto comunitário. Nesse sentido, as comunidades de prática revelaram-se como um importante caminho para a revitalização de línguas e culturas de herança. Os dados foram analisados com base nos conceitos de identidade, cultura de herança, comunidade de prática, lugar e não-lugar. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para a área de ensino de línguas, em especial para estudos sobre revitalização e preservação de línguas e culturas de herança, presentes em comunidades de imigrantes e refugiados
  • DOI: 10.11606/T.8.2023.tde-23022024-154928
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2023-09-25
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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