skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Quem são os docentes que "evadem"? Uma análise das características relacionadas ao atrito docente na rede estadual de São Paulo

Victória Mazás Martinez Elaine Toldo Pazello

2016

Localização: FEARP - Fac. Econ. Adm. Cont. de R. Preto    (Martinez, Victória Mazás )(Acessar)

  • Título:
    Quem são os docentes que "evadem"? Uma análise das características relacionadas ao atrito docente na rede estadual de São Paulo
  • Autor: Victória Mazás Martinez
  • Elaine Toldo Pazello
  • Assuntos: EVASÃO ESCOLAR; ESCOLA PÚBLICA; ABANDONO DE CARGO; PROFESSORES; Escolas Estaduais De Sp; Evasão Docente; Logit Model; Modelo Logit; São Paulo State Public School; Teacher'S Dropout
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este trabalho procurou avaliar as correlações existentes entre as características dos docentes, da escola, dos diretores, além da percepção dos professores e do diretor, e da conjuntura econômica sobre a decisão do professor de abandonar a rede pública estadual paulista. Os resultados indicam que as características dos docentes exercem uma forte influência sobre a decisão destes de evadir. Em relação às características da escola, tanto para o PEB I quanto para o PEB II o número de matrículas foi estatisticamente significantes para explicar a evasão, assim como, a experiência do diretor. Apenas para o PEB II o resultado da escola no Saresp foi relevante, a característica familiar dos alunos diferiu no seu comportamento entre os modelos. As variáveis de percepção também apresentaram significância em alguns dos quesitos analisados. Desta forma, conclui-se, neste estudo, que diferentes aspectos intervêm na decisão do docente de permanecer na rede e, ainda que com alguns resultados contraditórios, o ambiente de trabalho parece ser um fator relevante nesta decisão
  • Data de criação/publicação: 2016
  • Formato: 85 p anexos.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.