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Proposta de um sistema de gerência para vias férreas brasileiras
Ildefonso, Jesner Sereni
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
da
USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos 2013-02-07
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Título:
Proposta de um sistema de gerência para vias férreas brasileiras
Autor:
Ildefonso, Jesner Sereni
Orientador:
Fernandes Junior, Jose Leomar
Materias:
Superestrutura Ferroviária
;
Índices De Qualidade
;
Gerência De Vias
;
Geometria Ferroviária
;
Ferrovias
;
Defeitos
;
Geometry
;
Management System
;
Quality Index
;
Railroad
;
Railway Superstructure
;
Defects
Notas:
Tese (Doutorado)
Descripción:
O sistema ferroviário brasileiro é constituído por uma malha de aproximadamente 30 mil quilômetros de ferrovias, nas quais percorrem mais de 2,9 mil locomotivas e 92 mil vagões, responsáveis pelo transporte de cerca 23%
da
carga do país; a matriz de transportes está distorcida, uma vez que nos países desenvolvidos esse modo responde por cerca de 40%
da
carga transportada. A manutenção de via permanente responde por 12% a 30% do custo de operação de uma via férrea e nas ferrovias brasileiras, esse gasto ficou em torno de 300 milhões de dólares no ano de 2000, evidenciando que simples melhorias no modo como as manutenções são realizadas, implicam em grande economia para o setor. Há basicamente três tipos de manutenções passíveis de serem executadas: manutenção corretiva, manutenção preventiva e manutenção preditiva. Com o uso
da
gerência de vias férreas é possível determinar qual manutenção é a mais apropriada e quando se deve executá-la, de forma a utilizar os recursos financeiros disponíveis
da
melhor forma possível. O foco desta pesquisa está no estudo da via férrea com relação à geometria e à condição estrutural dos elementos da superestrutura e, para isso, são propostos métodos de gerência e índices de qualidade para ambos os casos.
DOI:
10.11606/T.18.2013.tde-10042013-112327
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
da
USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos
Fecha de creación:
2013-02-07
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Portugués
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