skip to main content

Ambientes virtuais no ensino superior de química: uso, aceitação e possibilidades de aprendizagem em uma disciplina de comunicação científica

Ferreira, Jerino Queiroz

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Química de São Carlos 2009-09-16

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Ambientes virtuais no ensino superior de química: uso, aceitação e possibilidades de aprendizagem em uma disciplina de comunicação científica
  • Autor: Ferreira, Jerino Queiroz
  • Orientador: Queiroz, Salete Linhares
  • Assuntos: Ava; Ensino Superior; Química; Chemistry; Higher Education; Vle
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Atualmente estão disponíveis na web vários Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) que apóiam o ensino tradicional e a distância, porém ainda são poucas as investigações dedicadas a analisar a utilização e a aceitação desses ambientes por parte dos alunos. Neste trabalho o AVA denominado Cursos on-Line (CoL), desenvolvido e coordenado pelo LARC (Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores do Departamento de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo), foi adaptado para aplicação em uma disciplina de comunicação científica, oferecida aos ingressantes de um curso de graduação em química da Universidade de São Paulo. Dentre as facilidades nele disponíveis estão: módulos com descrições textuais dos tópicos discutidos na disciplina, links para bases de dados eletrônicas, fórum de discussão, sistema de mensagem, glossário, chat e um banco de dados de questões para teste. O uso e a aceitação do AVA pelos estudantes foram investigados com base nos fundamentos do Modelo de Aceitação de Tecnologia. Participaram, voluntariamente, como sujeitos da pesquisa o docente da disciplina, dois estagiários do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da Universidade de São Paulo e 61 alunos. A navegação de cada um deles foi monitorada e as mensagens postadas no fórum foram automaticamente arquivadas no servidor do ambiente e analisadas com base no modelo de Henri. No decorrer do semestre o AVA foi acessado 989 vezes e 705 mensagens foram postadas no fórum. O AVA ampliou a comunicação e as oportunidades de ensino no curso. Os resultados indicam que a interface gráfica do ambiente, associada à exibição de vários conteúdos e ferramentas, são fatores críticos na aceitação do AVA.
  • DOI: 10.11606/D.75.2009.tde-10032010-094742
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Química de São Carlos
  • Data de criação/publicação: 2009-09-16
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.