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As escolas de surdos na cidade de São Paulo: cultura escolar, história e representações (1929-1969)

Pereira, Carlos Cesar Almeida Furquim

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2022-10-31

Acesso online

  • Título:
    As escolas de surdos na cidade de São Paulo: cultura escolar, história e representações (1929-1969)
  • Autor: Pereira, Carlos Cesar Almeida Furquim
  • Orientador: Carvalho, Marta Maria Chagas de
  • Assuntos: Cultura Escolar; Representações; História Da Educação De Surdos; História Cultural; Escolas De Surdos Na Cidade De São Paulo No Século Xx; Deaf Schools In The City Of São Paulo In The 20th Century; History Of Education Of The Deaf; Cultural History; Representations; School Culture
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A pesquisa discute o surgimento e as transformações na cultura escolar das três instituições voltadas para o público surdo da cidade de São Paulo, entre os anos de 1929 e 1969. Assim como problematiza as narrativas sobre a História da Educação de Surdos que envolvem essas escolas, as representações sobre o passado constantes nelas e os seus impactos na historiografia correspondente. Essas representações são elemento e produto da cultura escolar das mencionadas instituições. O estudo fez o cotejamento da análise das fontes, envolvendo registros escolares e publicações em jornais sobre essas instituições, com os estudos culturais circunscritos no campo da história da educação, desenvolvidos por Michael de Certeau, Roger Chartier, AnneMarie Chartier, Jean Hébrard, Antonio Viñao Frago e Dominique Julia. A tese revelou que no início do século XX a missão social de educar surdos foi atribuída às escolas especializadas e envolvia, sobretudo, desenvolver a linguagem oral, instruir, socializar e profissionalizar esses sujeitos, a fim de torná-los produtivos no coletivo. A cultura escolar do Instituto Santa Teresinha, fundado em 1929, foi se consolidando a partir da década de 1940 e apresentava características religiosas, por meio das estratégias institucionais que visavam à formação cristã dos estudantes. Houve transformações nessa cultura, nos modos de instrução e de comunicação, principalmente a partir da década de 1950, com a inserção de nova materialidade nas salas de aulas e com dinâmicas específicas do ensino acústico, que resultaram no aumento do tempo de permanência dos alunos no curso primário, mais do que o dobro das escolas regulares. A Escola Municipal de Surdos iniciou o atendimento às pessoas com surdez no ano de 1952. A sua cultura escolar apresentava marcantes características profissionalizantes, levando em consideração quem era o seu público principal, os surdos das camadas mais pobres da cidade. Para eles, havia a preocupação social de regenerá-los moralmente para exercerem um ofício. O Instituto Educacional São Paulo foi fundado em 1954, e era direcionado aos surdos da elite paulistana. A sua cultura escolar apresentava como mais importante característica a preparação para a formação continuada dos seus estudantes, o que correspondia às expectativas de suas famílias.
  • DOI: 10.11606/T.48.2022.tde-18012023-121206
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2022-10-31
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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