skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Sistema ternário cimento portland aluminato de cálcio anidrita aplicado em argamassas autonivelantes: uma análise comparativa entre teores, cimentos portland e produtos comerciais.

Rego, Andressa Caroline De Assunção

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2023-07-26

Acesso online

  • Título:
    Sistema ternário cimento portland aluminato de cálcio anidrita aplicado em argamassas autonivelantes: uma análise comparativa entre teores, cimentos portland e produtos comerciais.
  • Autor: Rego, Andressa Caroline De Assunção
  • Orientador: Cardoso, Fábio Alonso; Pileggi, Rafael Giuliano
  • Assuntos: Aluminato De Cálcio; Anidrita; Argamassa Autonivelante; Compensação Da Retração; Sistema Ternário Portland; Etringita; Resistência Inicial; Shrinkage Compensation; Self-Leveling Mortar; Portland Substitution Ratio; Origin Of Portland Cement; Mechanical Strength; Consolidation Kinetics; Ternary System Portland Cement - Calcium Aluminate Cement - Calcium Sulfate
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Engenharia Civil
  • Descrição: A crescente busca por agilidade na construção civil impulsiona uma tendência de produtos que precisam garantir que os sistemas construtivos atendam a expectativa de alta produtividade, rápida liberação da obra e longa durabilidade. O desenvolvimento da argamassa autonivelante é uma resposta a isto, a qual agiliza o processo de regularização de contrapisos devido a sua auto fluidez, pouco volume de material, fácil transporte e a aplicação que exige pouca mão-de-obra. Porém, o controle durante todo o ciclo de produção até a execução deve ser acurado, principalmente em relação aos tipos e dosagens de matérias primas que devem atender ao requisito de manter a fluidez e também a estabilidade dimensional, uma combinação que exige elevado controle no teor de água e no fator área/espessura de modo a evitar elevados níveis de retração e fissuras. Por isso, este trabalho tem o objetivo de avaliar argamassas autonivelantes com sistemas que compensam a retração pelo mecanismo de expansão devido a formação da etringita, desde o estado fresco até o endurecido. Para isso, a avaliação foi dividida em dois grupos: (i) Argamassas autonivelantes comerciais com a finalidade de gerar parâmetros de referência do mercado; (ii) Argamassas autonivelantes com sistema ternário cimento Portland cimento Aluminato de cálcio Anidrita (OPC-CAC-CaSO4), com a análise de como o fabricante do OPC e o teor de substituição deste por CAC+CaSO4 afeta as suas propriedades. A análise consiste na avaliação do comportamento reológico, cinética de consolidação e reação, desenvolvimento da resistência mecânica, variação dimensional no estado fresco e endurecido e evolução da formação de fases e água combinada por DRX e TG. O estudo demonstrou que de forma geral as argamassas autonivelantes são da mesma família reológica em relação à baixa tensão de escoamento e aos níveis de viscosidade e, para o sistema OPC-CAC-CaSO4, o aumento do teor de substituição acelera a cinética de consolidação, de reação e o desenvolvimento da resistência mecânica, assim como o início e nível da expansão na compensação da retração. Porém, dentre os fabricantes de OPC analisados, para o que contém dihidrato em sua composição, a argamassa apresentou reduzido tempo de trabalhabilidade e diminuição da resistência mecânica a longo prazo com o aumento do teor de substituição, uma possível consequência do rápido consumo observado do dihidrato e da baixa dissolução das fases silicatos de cálcio, pois estas permaneceram em elevados níveis de intensidade mesmo após 28 dias. Assim, os resultados demonstraram que, de modo geral, as argamassas autonivelantes com sistema OPC-CACCaSO4 atendem aos parâmetros do mercado observados nas Comerciais, mas que a dosagem de CAC+CaSO4 não é a mesma para fabricantes diferentes de OPC, a qual deve ser otimizada de acordo com os requisitos impostos.
  • DOI: 10.11606/D.3.2023.tde-18102023-094121
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2023-07-26
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.