skip to main content

Alunos do ensino técnico: escola e família

Franco, Bárbara Alves Da Rocha

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto 2020-02-18

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Alunos do ensino técnico: escola e família
  • Autor: Franco, Bárbara Alves Da Rocha
  • Orientador: Romanelli, Geraldo
  • Assuntos: Ensino Técnico; Escola; Família; Processo De Escolarização; Family; School; Schooling Process; Technical Education
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta pesquisa teve como objetivo investigar a atuação e importância da família na escolha dos filhos de ambos os sexos pelo ensino técnico integrado ao ensino médio, como ocorre o processo seletivo para o ingresso nessa modalidade de ensino, a inserção futura no mercado de trabalho e/ou a continuidade do processo de escolarização mediante o acesso ao ensino superior. Os dados foram coletados através de levantamento junto à escola dos alunos que ingressaram nos anos de 2016 a 2018, de entrevistas gravadas e transcritas na íntegra, conforme roteiro semi-estruturado com dez alunos, cinco do sexo feminino e cinco do sexo masculino, matriculados no terceiro ano do curso técnico integrado ao ensino médio em Administração (ETIM) da Escola Ângelo Cavalheiro situada na cidade de Serrana-SP, integrantes de famílias cujos pais tenham renda de até três salários mínimos. Também foram entrevistados o atual diretor e ex-diretores e coordenadores pedagógicos da escola e familiares do fundador desse estabelecimento de ensino. Os referenciais empíricos coletados foram analisados de acordo com referenciais da sociologia da educação e da antropologia. O presente trabalho abordou o tripé: família, escola e aluno. Foi possível concluir que a família exerce influência nas escolhas dos alunos e compreender fatores que possibilitam a longevidade escolar e a forma como o discente lida com os conflitos surgidos neste contexto e o ingresso de alguns alunos no ensino superior.
  • DOI: 10.11606/D.59.2020.tde-27042020-101713
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2020-02-18
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.