skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Raça em Revista: identidade e discurso na mídia negra

Ramos, Daniele Gross

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2010-10-13

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Raça em Revista: identidade e discurso na mídia negra
  • Autor: Ramos, Daniele Gross
  • Orientador: Soares, Rosana de Lima
  • Assuntos: Análise Do Discurso; Mídia Negra; Identidade; Comunicação; Raça Brasil; Discourse Analysis; Communication; Identity; Black Media
  • Notas: Dissertação (Mestrado) ; Bibliografia
  • Descrição: Interessados em estudar as minorias sociais em um país de cultura racista, tomamos por objeto de estudo a revista impressa Raça Brasil, principal publicação comercial destinada a um público que, desde 2009, já perfaz a maior representação étnica de nosso país. Buscamos demonstrar a relevância que a mídia tem nas questões da visibilidade e do consumo, tanto no que diz respeito à ampliação da cidadania, como na valorização do indivíduo enquanto ser social. Raça Brasil adquire um papel importante enquanto meio de comunicação, uma vez que incentiva a quebra da invisibilidade social de um grupo étnico, ainda percebido como minoria, apesar de já representar o maior contingente populacional brasileiro. A pesquisa aqui apresentada abarca as questões de identidade/identificação, nos eixos dos Estudos Culturais e da Psicanálise. Desse modo, para atingirmos nosso objetivo de pesquisar a identidade do negro construída pela revista, observando as questões do ethos e da cenografia em sua enunciação, utilizamos duas tipificações metodológicas. A primeira foi o mapeamento dessa publicação (amostragem de 133/139 edições; setembro/1996 a dezembro/2009), abrangendo apenas o conteúdo jornalístico. Para tal, foi desenvolvido um banco de dados em SQL Server Express Edition, da Microsoft Corporation. Chegamos, assim, a uma categorização temática que resultou em seis grandes grupos: Cidadania, Cultura, Estética, Negritude, Personalidade e Sociedade. A segunda consistiu na seleção e análise de seis matérias, cada uma representando um dos grupos referidos. Como recurso metodológico, utilizamos as teorias desenvolvidas na Análise do Discurso Francesa, com enfoque nos estudos de Dominique Maingueneau.
  • DOI: 10.11606/D.27.2010.tde-05112010-112522
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2010-10-13
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.