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Requisitos para a concepção de interfaces digitais disponibilizadas a usuários de ambientes virtuais de aprendizagem: um estudo a partir dos contextos de uso

Rodrigues, Laudiceia Lino De Alencar

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2018-09-25

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Requisitos para a concepção de interfaces digitais disponibilizadas a usuários de ambientes virtuais de aprendizagem: um estudo a partir dos contextos de uso
  • Autor: Rodrigues, Laudiceia Lino De Alencar
  • Orientador: Santos, Marcelo dos
  • Assuntos: Ambiente Virtual De Aprendizagem; Educação A Distância; Interface Digital; Mediação E Apropriação Da Informação; Usuário Da Informação; Distance Education; Information User; Learning Management System; Digital Interface; Mediation And Appropriation Of Information
  • Notas: Mestrado Profissionalizante
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação
  • Descrição: As tecnologias de informação e comunicação (TICs) têm sido aliadas importantes no desenvolvimento de atividades inerentes aos processos de ensino-aprendizagem. Particularmente, os ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) têm viabilizado a oferta de conteúdos informacionais didáticos, de maneira sistemática e organizada, mediante interfaces digitais disponibilizadas aos usuários desses ambientes. Nesse sentido, tendo os usuários (alunos/aprendizes) como protagonistas dos processos de ensino-aprendizagem e compreendendo a importância da mediação e apropriação da informação em tais processos, o principal objetivo deste trabalho foi o de investigar os requisitos para a concepção das referidas interfaces, considerando-se as especificidades dos contextos de uso. A pesquisa, de abordagem qualitativa e natureza exploratória, foi desenvolvida com base em análise da literatura e estudo de caso envolvendo um AVA utilizado em disciplinas de ensino técnico (profissionalizante). Dentre os resultados, destaca-se a proposta de um guia contemplando requisitos funcionais e não funcionais para a concepção de interfaces digitais para usuários de AVAs. Conclui-se que, para tais interfaces funcionarem como \"espaço de mediação\" e auxiliarem na apropriação da informação, na construção e apresentação das mesmas, deve-se considerar diversas variáveis que são próprias dos contextos em que os usuários se encontram.
  • DOI: 10.11606/D.27.2018.tde-26122018-172059
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2018-09-25
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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