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Museu da Língua Portuguesa: fases e indícios de singularidades nas atividades do Núcleo Educativo

Braga, Rita De Cássia Almeida

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2019-08-19

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  • Title:
    Museu da Língua Portuguesa: fases e indícios de singularidades nas atividades do Núcleo Educativo
  • Author: Braga, Rita De Cássia Almeida
  • Supervisor: Siqueira, Idmea Semeghini Prospero Machado de
  • Subjects: Atividades Linguísticas E Epilinguísticas; Educação Não Escolar; Língua Portuguesa; Metacognição; Museu; Non-School Education; Museum; Metacognition; Epilinguistic Activities; Portuguese Language
  • Notes: Dissertação (Mestrado)
  • Description: Esta é uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo e exploratório, com coleta de dados por meio de documentos digitais institucionais, entrevistas semiestruturadas e questionários. O objetivo principal é descrever de modo contextualizado trabalho do Núcleo Educativo do Museu da Língua Portuguesa (NE-MLP), caracterizando suas diferentes fases com base em atividades realizadas entre 2006 e 2015. Entre nossos objetivos, estão a reflexão sobre as características das atividades voltadas à língua portuguesa e a busca de eventuais indícios de singularidades em atividades linguísticas e epilinguísticas realizadas pela equipe multidisciplinar do Núcleo. O museu em questão é um ambiente que difere tanto da escola quanto de outros museus pois esse foi o primeiro museu do mundo a propor uma expografia interativa para a apresentação de uma língua, valorizando os imbricamentos entre aspectos verbais e não verbais. Como um incêndio destruiu o prédio e interrompeu as atividades em dezembro de 2015, foram analisados documentos institucionais e entrevistas de funcionários que testemunharam a consolidação de algumas práticas (visitas, dinâmicas dentro e fora do museu, publicações, oficinas e cursos). A questão central da pesquisa é: quais as características das atividades do Núcleo Educativo do Museu da Língua Portuguesa, em diferentes fases, até a data do incêndio? Para respondê-la, foram observados, considerados e analisados saberes construídos coletivamente na singularidade daquele espaço público. Neste momento de comoção nacional, em que a museologia enfrenta tantas perdas (e se planeja a reabertura do MLP), espera-se contribuir com uma possibilidade de reflexão sobre as atividades educativas nos primeiros dez anos. Entre os resultados, destacamos a confirmação de nossa hipótese inicial de que houve uma transformação gradativa das atividades, pois elas começaram com uma ancoragem explícita em itens do acervo e deles se foram afastando. Percebeuse ainda a extrapolação dos muros do museu e, pouco antes do incêndio, o redirecionamento de foco: do acervo para os discursos das pessoas. Entre eventuais indícios de singularidades das atividades, destacamos a ênfase nas atividades epilinguísticas e nos processos metacognitivos subjacentes, pois a maior parte das ações eram voltadas para o reconhecimento e valorização da intuição linguística e dos saberes dos participantes.
  • DOI: 10.11606/D.48.2020.tde-09122019-170552
  • Publisher: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Creation Date: 2019-08-19
  • Format: Adobe PDF
  • Language: Portuguese

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