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As faces de Jano sobre a possibilidade de mensuração do efeito Veblen

Carlos de Brito Pereira Celso Cláudio de Hildebrand e Grisi

2000

Available at EACH - Esc. Artes, Ciências e Humanidades    (t658.8 P436f e.2 )(GetIt)

  • Title:
    As faces de Jano sobre a possibilidade de mensuração do efeito Veblen
  • Author: Carlos de Brito Pereira
  • Celso Cláudio de Hildebrand e Grisi
  • Subjects: MARKETING; CONSUMO (ECONOMIA); MICROECONOMIA
  • Notes: Dissertação (Mestrado) -- Faculdade de Administração e Economia, Universidade de São Paulo ; Referências
  • Description: Esta dissertação versa principalmente sobre uma das manifestações do consumo conspícuo: o efeito Veblen. Esse fenômeno ocorre quando uma elevação dos preços causa uma elevação da quantidade da demanda. Para tanto, são discutidos os principais textos de marketing e de economia que abordam o tema "consumo conspícuo", começando por Rae (1834) até os dias de hoje (nevembro de 2000), com ênfase nos trabalhos do economista norte-americano Thorstein Veblen. É dado destaque ao artigo escrito por Harvey Leibenstein em 1950, o primeiro autor a elaborar uma demonstração teórica do "efeito Veblen". A demonstração da importância desse problema de teoria econômica para o marketing é acompanhada por um histórico dos primórdios da teoria de marketing e sua ligação com a teoria microeconômica neoclássica. Algumas implicações desse fenômeno para o marketing são apresentadas e analisadas, tendo como exemplo um estudo introdutório do efeito Veblen no mercado brasileiro de automóveis novos. São também sugeridas linhas de pesquisa sobre o consumo conspícuo para os teóricos de marketing
  • Creation Date: 2000
  • Format: 288 f il.
  • Language: Portuguese

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