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Adoção da inovação pelo consumidor de baixa renda

Nogami, Vitor Koki Da Costa

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade 2016-12-09

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Adoção da inovação pelo consumidor de baixa renda
  • Autor: Nogami, Vitor Koki Da Costa
  • Orientador: Veloso, Andres Rodriguez
  • Assuntos: Adoção Da Inovação; Inovação; Smartphone; Comportamento Do Consumidor; Base Da Pirâmide; Baixa Renda; Bottom Of The Pyramid; Innovation; Adoption Of Innovation; Low-Income; Consumer Behavior
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Pesquisas sobre inovação e o mercado de baixa renda focam eminentemente no desenvolvimento de produtos e gestão de marketing, assumindo uma postura top-down, das empresas para os consumidores. Esta postura sugere textos prescritivos sobre gestão de empresas multinacionais, tanto em mercados desenvolvidos quanto em mercados emergentes. Do ponto de vista individual, tem se dada pouca atenção para compreender a adoção da inovação pelos consumidores de baixa renda. A presente tese busca investigar o conceito de inovação por esta perspectiva, assumindo uma postura bottom-up, focando principalmente nos consumidores. Desta forma, o objetivo da tese consiste em analisar os fatores que influenciam a adoção da inovação de produtos por consumidores de baixa renda. O recorte empírico da tese consiste no mercado de smartphones que é um produto com atributos inovadores e acessíveis aos consumidores de baixa renda. Os pressupostos teóricos que embasam a tese consistem nas restrições encontradas pelos consumidores do mercado da base da pirâmide, que englobam a baixa renda, falta de informação e conhecimento e falta de confiança. Essas restrições individuais causadas por problemas estruturais (transporte, educação, saúde, moradia, saneamento e etc.) afetam negativamente a adoção de inovação por consumidores. Essa relação sustenta o efeito principal do modelo da tese que consiste na hipótese 1. A literatura e conceitos utilizados para subsidiar a pesquisa foram Antecedentes do UTAUT 2, 4 As de Anderson e Billou, 12 Princípios de Prahalad, Inovação Disruptiva, Inovação Reversa e Inovação Inclusiva. A revisão destas teorias resultou em quatro conceitos que consideramos fatores influenciadores da adoção da inovação no mercado de baixa renda, que são as Características e Benefícios, Facilidade de Uso, Simplicidade e Preço Acessível dos produtos. Esses conceitos resultantes da revisão da literatura sustentaram as hipóteses 2, 3, 4 e 5 que analisam o efeito moderador dessas variáveis sobre a adoção da inovação. Para atingir cada um dos dois objetivos específicos da tese, dois estudos foram realizados. O estudo 1, fase exploratória, consistiu em seis grupos de foco realizados na Favela de Paraisópolis em São Paulo e uma pesquisa complementar com 11 entrevistas realizadas em regiões rurais do Sul da Índia. O estudo 1 objetivou identificar os fatores que influenciam a adoção da inovação por consumidores de baixa renda. O estudo 2, fase descritiva, consistiu em uma pesquisa de levantamento realizada em 3 regiões de baixa renda na cidade de São Paulo que objetivou analisar a relação direta entre as restrições dos consumidores de baixa renda e a adoção da inovação (H1) e o efeito moderador de Características e Benefícios (H2), Facilidade de Uso (H3), Simplicidade (H4) e Preço Acessível (H5) desta relação. O estudo 2 também contemplou uma pesquisa complementar de levantamento, realizada com consumidores de alta renda. Os principais resultados do estudo 1 (fase exploratória) revelam que as restrições de renda, informação, conhecimento e confiança afetam a taxa de adoção da inovação. Além disso, mais do que o aquisição e compra dos produtos, a adoção está diretamente relacionada ao uso dos smartphones. Por fim, identificamos que há uma sobreposição de agentes no mercado de smartphones que gera confusão para os consumidores. Diferentes empresas fabricantes, varejistas, operadoras e desenvolvedoras dos sistemas operacionais se posicionam no mercado concomitantemente e acabam confundindo os consumidores acerca da real responsabilidade e atividade de cada um deles. Os principais resultados do estudo 2 (fase descritiva) confirmam as hipóteses 1 (efeito principal), 3, 4 e 5 (efeito moderador de FU, SI e PA), indicando estatisticamente que as restrições da baixa renda afetam negativamente a adoção da inovação e que a facilidade de uso, simplicidade e preço acessível moderam positivamente essa relação.
  • DOI: 10.11606/T.12.2017.tde-10022017-122927
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Data de criação/publicação: 2016-12-09
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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