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O caso das escolas Waldorf: identidade visual além dos signos gráficos

Kamimura, Sérgio Kooji

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2015-04-13

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O caso das escolas Waldorf: identidade visual além dos signos gráficos
  • Autor: Kamimura, Sérgio Kooji
  • Orientador: Dantas, Denise
  • Assuntos: Antroposofia; Escolas; Identidade Visual; Pedagogia Waldorf; Anthroposophy; Schools; Visual Identity; Waldorf Education
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A identidade visual das escolas Waldorf, que constituem unidades independentes entre si, é construída de uma forma diferente da que ocorre em outras escolas. Elas apresentam uma série de manifestações visuais espontâneas, que as fazem ser reconhecidas como parte de um todo. Nesta pesquisa qualitativa procurou-se compreender que manifestações visuais são essas e de que forma elas ajudam na construção das identidades visuais dessas instituições. Buscou-se também entender como tais identidades se relacionam com os preceitos filosóficos desta pedagogia específica. Nas pesquisas exploratórias realizou-se um levantamento que abordou determinadas escolas particulares na cidade de São Paulo, de modo a se compreender o contexto em que as escolas Waldorf se inserem: um universo que apresenta variedade e exuberância de estilos gráficos. Para esta compreensão, foi necessário classificar estas escolas com critérios relacionados à sua modalidade de administração - escolas autônomas ou componentes de um sistema de ensino com administração central. As instituições também foram classificadas quanto a sua orientação: religiosa, comunitária, \"internacional\" e/ou bilíngue. Finalmente, as escolas foram classificadas quanto à orientação pedagógica/filosófica. Foram feitas então pesquisas bibliográficas acerca dos conceitos e estratégias de marca, marca gráfica, identidade visual e sistemas de identidade visual, como também das teorias que tratam da pedagogia Waldorf e da Antroposofia, um movimento filosófico, criado por Rudolf Steiner, no início do século XX, do qual esta pedagogia é uma aplicação prática. Esta pesquisa é um estudo de casos múltiplos, por envolver várias escolas independentes. Para a constatação das manifestações visuais, foram feitas pesquisas de campo com registros fotográficos em cinco escolas Waldorf, selecionadas na cidade de São Paulo: Escola Waldorf Rudolf Steiner, Colégio Waldorf Micael, Escola Waldorf Francisco de Assis, Escola Waldorf São Paulo e Escola de Resiliência Horizonte Azul. Para a compreensão da relação dessas manifestações visuais com os preceitos filosóficos desta pedagogia, foram realizadas entrevistas com pessoas ligadas à pedagogia Waldorf e à Antroposofia. Este estudo concluiu que muitas escolas desta pedagogia fazem uso de tipografias características da Antroposofia em suas marcas gráficas e que algumas estão instaladas em edifícios, cuja arquitetura é característica da Antroposofia. No entanto, mesmo sem esses elementos identitários da pedagogia Waldorf, as manifestações visuais originadas dos seus preceitos filosóficos ajudam a construir uma identidade visual muito particular, em um processo natural e espontâneo.
  • DOI: 10.11606/D.16.2015.tde-08092015-130740
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2015-04-13
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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