skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Linguagem dos ambientes escolares uma leitura sistêmica, uma visão prospectiva

Paulo Kawauchi Elide Monzeglio

1995

Localização: FAU - Fac. Arquitetura e Urbanismo    (001.553 K179L ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Linguagem dos ambientes escolares uma leitura sistêmica, uma visão prospectiva
  • Autor: Paulo Kawauchi
  • Elide Monzeglio
  • Assuntos: COMUNICAÇÃO VISUAL; PERCEPÇÃO VISUAL; ARQUITETURA (PERCEPCAO)
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Refere-se a uma metodologia de análise dos ambientes escolares com a finalidade de criar o hábito da investigação, da observação e do desenvolvimento da percepção visual, enfatizando a importância da relação espaço-tempo no ensino e na educação escolar. Preconiza um novo comportamento, onde o professor deixa de ser o detentor do conhecimento, para tornar-se não apenas o orientador mas, também, o aprendiz do aluno e com o aluno mesmo que as escolas estaduais de primeiro e de segundo graus não possuam ainda o equipamento informatizado, as relações aluno-professor e escola-comunidade devem mudar, procurando desenvolver a cooperação entre as pessoas e a liberdade para a descoberta de conhecimentos. Esta metodologia procura resgatar a linguagem gráfica não verbal, o desenho, registrando os conhecimentos adquiridos por meio da leitura do -não verbal- do ambiente escolar. Mostra de uma maneira didática, exemplos de atividades programadas que os professores e os alunos poderão seguir, para primeiramente, conscientizarem-se sobre a contextualizacao da rede estadual de ensino em sua cidade. Em segundo lugar, conhecerem a realidade do setor escolar onde a escola esta inserida. Em terceiro lugar, detectar os problemas e as potencialidades deste setor escolar. Em quarto lugar, integrar as atividades da escola como um todo, com as potencialidades existentes na comunidade
  • Data de criação/publicação: 1995
  • Formato: 221 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.