skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Busca Geral
Or select another collection:
Search in:
Busca Geral
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Expografia contemporânea no Brasil a sedução das exposições cenográficas
Renata Dias de Gouvêa de Figueiredo Clice de Toledo Sanjar Mazzilli
2011
Localização:
FAU - Fac. Arquitetura e Urbanismo
(DVD 289 )
e outros locais
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Expografia contemporânea no Brasil a sedução das exposições cenográficas
Autor:
Renata Dias de Gouvêa de Figueiredo
Clice de Toledo Sanjar Mazzilli
Assuntos:
DESIGN (EXPOSIÇÕES)
;
CENOGRAFIA (EXPOSIÇÕES)
;
EXPOSIÇÕES MUSEOLÓGICAS
;
MUSEOGRAFIA
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
A dissertação discute a expografia contemporânea no Brasil, investigando os conceitos de “experiência” e “sedução” e sua relação com o uso recursos cenográficos no projeto de exposições. Tem como objetivo estudar a cenografia como artifício utilizado para facilitar a apreensão dos conteúdos expostos. Como local de estudo, foi selecionado o Museu do Futebol, situado na cidade de São Paulo. Este museu, inserido no contexto da expografia contemporânea, apresenta características marcantes, como o uso da interatividade e de recursos audiovisuais, assim como a necessidade de se criar uma experiência sensorial no visitante. Utilizou-se como embasamento teórico e metodológico: uma série de entrevistas com profissionais da área, envolvidos em projetos de museus; a teoria de Jean Davallon, que investiga como as exposições podem não só expor os objetos, mas também transmitir conhecimentos tanto através desses objetos, como pela forma como são expostos. E, por fim, a teoria semiótica de Charles Sanders Peirce, para a análise específica das salas. Nesse contexto, faz-se também uma reflexão sobre o uso excessivo destes recursos – audiovisuais e cenográficos - para seduzir, emocionar ou entreter o público. São feitas também algumas considerações sobre a forma como foi criada a instituição museal e seus reflexos na expografia.
Data de criação/publicação:
2011
Formato:
200 p il. 1 DVD.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO),scope:(USP_EBOOKS),scope:("PRIMO"),scope:(USP),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP_FISICO),primo_central_multiple_fe
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript