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O Centro da maioria tendências socioespaciais da cidade de Fortaleza na atualidade

Joaquim Cartaxo Filho Flávio José Magalhães Villaça

2005

Localização: FAU - Fac. Arquitetura e Urbanismo    (711.55 C242c ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    O Centro da maioria tendências socioespaciais da cidade de Fortaleza na atualidade
  • Autor: Joaquim Cartaxo Filho
  • Flávio José Magalhães Villaça
  • Assuntos: ÁREAS CENTRAIS -- FORTALEZA(CE); RENOVAÇÃO URBANA -- FORTALEZA (CE); SEGREGAÇÃO URBANA -- FORTALEZA(CE); SETOR TERCIÁRIO -- FORTALEZA(CE)
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Em quatro décadas, a sociedade brasileira ficou próxima de duplicar a sua população urbana, gerando nas metrópoles do país uma tendência à policentralidade, expressa na transformação do centro tradicional em centro de consumo popular e na produção de novas áreas de centralidade. A partir da década de 1980, observa-se essa tendência na cidade de Fortaleza. Evidenciar aspectos da produção socioespacial dessa tendência é o objetivo da presente dissertação. Como principais, são apresentados os movimentos de abandono do centro e de escolha de um lugar para concentrarem realizados pelas camadas de alta renda de Fortaleza; a atual distribuição espacial de população e renda na capital; o sistema de transporte e a localização dos equipamentos governamentais; e o deslocamento de atividades do centro tradicional para outras áreas da cidade, em especial o bairro Aldeota onde surge um subcentro. À proporção que esse processo se expande e se consolida, o centro se transforma em um centro de consumo popular. Com fonte de dados utilizou-se a pesquisa SEBRAE/CE sobre os perfis dos clientes e empresários do centro de Fortaleza; anúncios do caderno Classificados do Diário do Nordeste quanto ao aluguel e à venda de salas comerciais; o cadastro do Centro de Pesquisas Imobiliárias - CENPIS - do Sindicato das Empresas de Compra e Venda de Imóveis do Estado do Ceará - SECOVI/CE; e as listas telefônicas da Teleceará e da Telelista para pesquisa dos endereços
    comerciais de advogados, médicos, lojas e agências bancárias.Referenciado no tema da centralidade urbana, na formação, evolução e produção socioespacial de Fortaleza, conclui-se que a mesma reproduz a tendência das metrópoles brasileiras à policentalidade, transformando o seu centro tradicional em centro de consumo popular, todavia, sem desbancá-lo da condição de centro principal pois continua concentrando a maior quantidade de empregos do setor terciário e atendendo a demanda e o interesse maioria da população.
  • Data de criação/publicação: 2005
  • Formato: 162 p.
  • Idioma: Português

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