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O Centro da maioria tendências socioespaciais da cidade de Fortaleza na atualidade
Joaquim Cartaxo Filho Flávio José Magalhães Villaça
2005
Localização:
FAU - Fac. Arquitetura e Urbanismo
(711.55 C242c )
e outros locais
(Acessar)
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Título:
O Centro da maioria tendências socioespaciais da cidade de Fortaleza na atualidade
Autor:
Joaquim Cartaxo Filho
Flávio José Magalhães Villaça
Assuntos:
ÁREAS CENTRAIS -- FORTALEZA(CE)
;
RENOVAÇÃO URBANA -- FORTALEZA (CE)
;
SEGREGAÇÃO URBANA -- FORTALEZA(CE)
;
SETOR TERCIÁRIO -- FORTALEZA(CE)
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
Em quatro décadas, a sociedade brasileira ficou próxima de duplicar a sua população urbana, gerando nas metrópoles do país uma tendência à policentralidade, expressa na transformação do centro tradicional em centro de consumo popular e na produção de novas áreas de centralidade. A partir da década de 1980, observa-se essa tendência na cidade de Fortaleza. Evidenciar aspectos da produção socioespacial dessa tendência é o objetivo da presente dissertação. Como principais, são apresentados os movimentos de abandono do centro e de escolha de um lugar para concentrarem realizados pelas camadas de alta renda de Fortaleza; a atual distribuição espacial de população e renda na capital; o sistema de transporte e a localização dos equipamentos governamentais; e o deslocamento de atividades do centro tradicional para outras áreas da cidade, em especial o bairro Aldeota onde surge um subcentro. À proporção que esse processo se expande e se consolida, o centro se transforma em um centro de consumo popular. Com fonte de dados utilizou-se a pesquisa SEBRAE/CE sobre os perfis dos clientes e empresários do centro de Fortaleza; anúncios do caderno Classificados do Diário do Nordeste quanto ao aluguel e à venda de salas comerciais; o cadastro do Centro de Pesquisas Imobiliárias - CENPIS - do Sindicato das Empresas de Compra e Venda de Imóveis do Estado do Ceará - SECOVI/CE; e as listas telefônicas da Teleceará e da Telelista para pesquisa dos endereços
comerciais de advogados, médicos, lojas e agências bancárias.Referenciado no tema da centralidade urbana, na formação, evolução e produção socioespacial de Fortaleza, conclui-se que a mesma reproduz a tendência das metrópoles brasileiras à policentalidade, transformando o seu centro tradicional em centro de consumo popular, todavia, sem desbancá-lo da condição de centro principal pois continua concentrando a maior quantidade de empregos do setor terciário e atendendo a demanda e o interesse maioria da população.
Data de criação/publicação:
2005
Formato:
162 p.
Idioma:
Português
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