skip to main content

Ambientes totais para ensino de projeto arquitetônico: novos paradigmas de utilização da informática

Sales, Gastão Santos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2005-08-12

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Ambientes totais para ensino de projeto arquitetônico: novos paradigmas de utilização da informática
  • Autor: Sales, Gastão Santos
  • Orientador: Jorge, Wilson Edson
  • Assuntos: Tecnologia Educacional; Projeto De Arquitetura; Informática; Ensino; Educação A Distância; Arquitetura; Educational Technology; Distance Learning; Information Technology; Architecture; Teaching; Architectural Design
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta dissertação estuda o ensino do projeto de Arquitetura sob o viés da Informática, do presencial ao não presencial. A partir da compreensão teórica sobre o processo projetual, destacando seus métodos, modelos, instrumentos e suportes, é analisada a evolução das ferramentas informatizadas de auxílio à projetação, característica marcante da profissão na última metade do século XX, bem como as possibilidades que se apresentam para a Informática aplicada à Arquitetura. Nesse aspecto, são particularmente discutidas e analisadas expoentes profissionais cuja prática atual está fundamentalmente relacionada com a utilização de computadores no processo de projeto. No âmbito pedagógico-didático, são abordadas as principais questões que caracterizaram o ensino presencial de projeto arquitetônico ao longo dos últimos duzentos anos, assim como é apresentado um panorama completo do estádio atual da Educação a Distância no Brasil, das suas origens históricas internacionais às aplicações de destaque relacionadas com a gráfica computacional. Por fim, são abordados conceitos de projeto distribuído e colaborativo, mediado pelas tecnologias da informação e comunicação, e o aprendizado apoiado pela inovação tecnológica, detalhando os principais casos de ateliês virtuais de projeto. Conclui-se que o ensino presencial de projeto carrega consigo um anacronismo tecnológico e que a tecnologia comunicacional disponível já permite o ensino a distância de projeto arquitetônico, como atestam os experimentos apresentados. O ambiente total incluirá a sala de aula física e a Internet, definindo um locus ampliado para novos modelos de prática educacional, como já vem acontecendo em diversas áreas do conhecimento. Esta mudança carrega consigo possibilidades de, ao mesmo tempo, atualizar tecnologicamente os modelos historicamente consolidados e corrigir falhas que se apresentaram com maior ênfase nas últimas três décadas.
  • DOI: 10.11606/D.16.2005.tde-01112008-112637
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2005-08-12
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.