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Diretrizes para intervenções em edificações ferroviárias de interesse histórico no Estado de São Paulo as estações da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil

Ludmilla Sandim Tiddei de Lima Pauleto Beatriz Mugayar Kühl

2006

Localização: FAU Maranhão - Fac. Arquit. Urbanismo- Pos-Grad.    (043:725.31 P326d )(Acessar)

  • Título:
    Diretrizes para intervenções em edificações ferroviárias de interesse histórico no Estado de São Paulo as estações da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil
  • Autor: Ludmilla Sandim Tiddei de Lima Pauleto
  • Beatriz Mugayar Kühl
  • Assuntos: ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS -- SÃO PAULO (SP); PATRIMÔNIO CULTURAL (PRESERVAÇÃO) -- SÃO PAULO (SP)
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Cinco hipóteses explicam a permanência do trabalho informal nos espaços públicos do Centro de São Paulo como ocupação precária e vulnerável: 1- Incapacidade estrutural do mercado de trabalho formal de absorção de mão-de-obra:informalidade como processo mundial e exceção permanente no formato do capitalismo brasileiro; 2- Desconhecimento do comércio informal de rua como produção do espaço urbano: modificação de atributos espaciais: valorização, competição, posse, etc.); 3- Exploração oportunista da clandestinidade dos trabalhadores na forma de corrupção e clientelismo; 4- Marketing urbano e Segregação Espacial: articulação entre as elites locais, Poder Público e agências multilaterais no intuito de promover a "revitalização" do perímetro estudado, expulsam ou isolam sistematicamente os trabalhadores de rua; 5- Inoperância das políticas públicas: o conhecimento insuficiente ou parcial do comércio de rua resulta na formulação de políticas públicas descoladas da realidade e, portanto, inoperantes. A partir dessas hipóteses,foi possível pensar parâmetros para políticas públicas que superem a polarização entre intolerância e permissividade em relação à atividade
  • Data de criação/publicação: 2006
  • Formato: 470 p.
  • Idioma: Português

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