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Quem não chora não mama! Humor e representação cômica na história do design gráfico brasileiro 1837-1931 e a obra conjunta do Barão de Itararé & Andrés Guevara

José Mendes André Marlene Yurgel

2010

Localização: FAU Maranhão - Fac. Arquit. Urbanismo- Pos-Grad.    (043:76 A555q )(Acessar)

  • Título:
    Quem não chora não mama! Humor e representação cômica na história do design gráfico brasileiro 1837-1931 e a obra conjunta do Barão de Itararé & Andrés Guevara
  • Autor: José Mendes André
  • Marlene Yurgel
  • Assuntos: Itarare, Aparicio Fernando de Brinkerhoff Torelly, Barão de 1895-1971; Guevara, Andrés 1904-1963; ARTES GRÁFICAS -- 1837-1931 -- BRASIL; DESIGN GRÁFICO -- BRASIL; CARICATURAS -- BRASIL
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta tese é um panorama da história gráfica brasileira de 1837 até 1931, visto pela ótica da representação cômica, do design gráfico e da mentalidade. A idéia principal foi partir de um plano geral para encontrar na década de 1920 a obra conjunta do humorista Aparício Torelly, o Barão de Itararé, e do artista gráfico paraguaio Andrés Guevara. Passando pelos autores mais relevantes deste período, a inspiração rizomática é a própria cronologia, onde os assuntos relacionados a humor, design e mentalidade trepidam e se desdobram em conexões pertinentes e interessantes para o próprio tema. A tese foi concebida em três partes, a saber: A primeira versa sobre o objeto de conhecimento, objeto de estudo, metodologias e fontes; assim como fala brevemente sobre os autores principais - Barão & Guevara, mote da estratégia de abordagem do assunto. A segunda parte destrincha os antecedentes históricos sob as óticas propostas através de uma amostragem de fontes primárias (imagens & autores) em contraponto com trechos de importantes fontes secundárias, costurado com comentários que vão propondo novas interpretações e olhares para os mesmos temas e objetos, sem aplicação de juízos de valor, mas apenas mostrando que foi assim que as coisas se passaram. A terceira parte está focada na década de 1920, e é onde encontro os autores "alvo" e aplico um detalhamento maior, evidenciando um momento de forte gênese e experimentação no design gráfico brasileiro frente à mudança completa de paradigmas com a introdução da estética modernista, e a assimilação e difusão acentuada dos valores burgueses no campo social.
  • Data de criação/publicação: 2010
  • Formato: 313 p.
  • Idioma: Português

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