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Entre plantas e palavras. Modos de constituição de saberes entre os Wajãpi (AP)

Oliveira, Joana Cabral De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2012-04-13

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Entre plantas e palavras. Modos de constituição de saberes entre os Wajãpi (AP)
  • Autor: Oliveira, Joana Cabral De
  • Orientador: Gallois, Dominique Tilkin
  • Assuntos: Wajãpi; Etnologia; Conhecimento; Classificação E Percepção; Botânica; Antropologia Da Ciência; Botany; Classification And Perception; Ethnology; Knowledge; Wajãpi; Anthropology Of Science
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Versão Corrigida
  • Descrição: Esta pesquisa, realizada entre os Wajãpi (grupo Tupi-Guarani, localizado no Amapá) tem como cerne os modos wajãpi de conhecer a floresta. Tomando como fio condutor os saberes e os enunciados sobre as plantas que a compõe, a tese se inicia com uma análise das formas de classificação dos vegetais (suas composições, arranjos e operacionalizações na vida cotidiana), para, em seguida, enveredar pelos modos de percepção que orientam as relações travadas entre os Wajãpi, os vegetais e outros habitantes da floresta (tais como animais, donos, espíritos, etc.), para, por fim, abordar as concepções nativas sobre o conhecimento e o aprendizado. Essa etnografia é apresentada tendo como linha de fuga uma reflexão acerca dos modos científicos de produção do saber botânico, a qual foi elaborada a partir de uma pesquisa de campo junto a alguns taxonomistas e da leitura de uma bibliografia pertinente. A presença dessa análise concisa não tem, todavia, o objetivo de uma comparação estrita entre ciência e conhecimento wajãpi, mas antes matizar em um jogo de aproximações e distanciamentos os processos em ambos os contextos, visando um melhor entendimento tanto dos modos wajãpi de conhecer, bem como evidenciar aspectos de algumas analises teóricas que se debruçaram sobre a temática do conhecimento tradicional, tendo como oposição uma concepção estabilizada de ciência.
  • DOI: 10.11606/T.8.2012.tde-22082012-100255
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2012-04-13
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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