skip to main content

Emotional branding e engajamento do consumidor em tempos de pandemia em redes sociais

Barreto, Lucas Silva ; Freitas, Vérica ; Paula, Verônica Angelica Freitas de

Revista eletrônica de ciência administrativa, 2023-01, Vol.22 (1), p.112-130 [Periódico revisado por pares]

Campo Largo: Faculdade Cenecista de Campo Largo - FACECLA

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Emotional branding e engajamento do consumidor em tempos de pandemia em redes sociais
  • Autor: Barreto, Lucas Silva ; Freitas, Vérica ; Paula, Verônica Angelica Freitas de
  • Assuntos: Administração ; branding ; Coronaviruses ; COVID-19 ; feelings ; Management ; pandemia ; pandemic ; Pandemics ; Purchase intention ; redes sociais ; sentimentos ; Social networks
  • É parte de: Revista eletrônica de ciência administrativa, 2023-01, Vol.22 (1), p.112-130
  • Descrição: É em momentos de adversidade, como a pandemia de Covid-19, em que alguns sentimentos, tais como o medo e a solidão, são comuns, as redes sociais se tornaram canais para a busca de afeto, aceitação e informações sociais. O apelo emocional surge como uma estratégia que busca estabelecer uma conexão profunda com os consumidores nessas redes. Nesse contexto, o presente artigo investiga as práticas de emotional branding e a sua relação com o engajamento dos usuários nas redes sociais, no contexto da pandemia de Covid-19. Por meio de mineração de textos, foi analisada a presença de sentimentos positivos e negativos em publicações de 2019 e 2020 no Facebook®, considerando-se três marcas de moda no Brasil. Foi constatada a adoção mais frequente dessas estratégias a partir da pandemia, destacando-se a utilização de textos relacionados aos sentimentos de “força”, “carinho”, “segurança” e “vivacidade” e a menor utilização de textos relacionados a “diversão” e “animação”. Foi identificada uma correlação positiva entre a presença de conteúdo relacionado a “solidariedade”, “força” e “tolerância” e o engajamento dos usuários a partir de 2020. Os resultados do estudo reforçam a importância da congruência entre as ações das marcas nas redes sociais e as necessidades emocionais dos usuários em períodos de crise.
  • Editor: Campo Largo: Faculdade Cenecista de Campo Largo - FACECLA
  • Idioma: Inglês;Português;Espanhol

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.