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Licenciandos de ciências biológicas em ação docente: uma análise das interações discursivas e das autorreflexões.

Alfonsi, Livia Essi

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2019-03-28

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Licenciandos de ciências biológicas em ação docente: uma análise das interações discursivas e das autorreflexões.
  • Autor: Alfonsi, Livia Essi
  • Orientador: Silva, Rosana Louro Ferreira
  • Assuntos: Autoscopia; Formação De Professores; Interações Discursivas; Pesquisa Em Ensino De Ciências; Professor Reflexivo; Autoscopy; Reflective Professor; Discourse Interactions; Research In Science Teaching; Teacher Training
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Ensino de Biologia
  • Descrição: Formação de professores é um tema de relevância para a pesquisa em ensino. Nela, estão inseridos diversos autores que problematizam o tipo de professor que estamos formando e questionam se somente uma formação técnica e mecânica seria suficiente para formar irão profissional para lidar com o processo de ensino e aprendizagem. no campo do Ensino de Ciências, temos também vasta literatura sobre a formação de professores de ciências e biologia, que trazem questões inerentes e específicas dessa área de atuação e pesquisa. A questão que orienta esta pesquisa é \"Como licenciandos refletem sua ação docente em regências do PIBID?\". Escolhemos ter como objeto de pesquisa as interações discursivas e as autorreflexões dos futuros professores na ação docente desenvolvida no PIBID. A coleta de dados foi realizada por meio da análise de situações de sala de aula e do processo de reflexão sobre elas, utilizando uma metodologia denominada Autoscopia, onde o sujeito de pesquisa é convidado a se assistir na ação docente de maneira guiada e reflexiva, sendo os dados coletados ao passo que gravamos em áudio e vídeo o licenciando se vendo na tela e refletindo sobre algumas questões ao longo dessa sessão de se auto perceber na ação docente. Escolhemos como abordagem Sociocultural que entendemos se aproximar de maneira mais justa ao cenário e objetivos propostos. E juntamente com essa escolha epistemológica, buscamos uma escolha metodológica que se enquadrasse nos mesmos fundamentos, assim, escolhemos analisar as autorreflexões dentro dos estágios de reflexivos de Schon. Para análise das interações de sala de aula utilizamos a ferramenta desenvolvida por Mortimer e Scoth e para análise autoscópica utilizamos os referenciais de formação de professores como Schon, Tardif e Pimenta algumas referências que já analisaram dados autoscópicos como Rosa-Silva, Lorencini e Laburú. Após as análises, foi possível concluir que o contexto de formação que o PIBID propõe cria interações discursivas dialógicas e que a utilização da autoscopia pôde promover reflexões na ação, pós ação e questionamentos. Notamos uma presença forte de reflexões sociais ou coletivas em que a reflexão não se dá deu de maneira individual, mas compartilhada entre os licenciandos e o professor supervisor. Percebemos também reflexões ligadas ao que é a profissão docente, sobre a temática das aulas e as estratégias didáticas adotadas. Assim, as análises demonstraram que licenciandos que participam de programas de formação como o PIBID tem sua formação inicial mais dialógica, reflexiva, crítica e distanciada da racionalidade técnica muito presente em outros tipos de formação docente.
  • DOI: 10.11606/D.81.2019.tde-10062019-161257
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
  • Data de criação/publicação: 2019-03-28
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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