skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Carne recortada, almas expostas: da visualização escolanovista à utopia do homem aprimorável

Rito, Marcelo

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2015-09-11

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Carne recortada, almas expostas: da visualização escolanovista à utopia do homem aprimorável
  • Autor: Rito, Marcelo
  • Orientador: Aquino, Julio Roberto Groppa
  • Assuntos: Psicopedagogia; Escola Nova; Visualização; Saúde; Michel Foucault; Psychopedagogy; Health; Visualization
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Apropriando-se do gesto arqueogenealógico de Michel Foucault, a presente investigação dedica-se à problematização da performatividade discursiva em torno do encontro entre saúde e educação. Mais especificamente, o estudo debruça-se sobre quatro conjuntos de enunciados, numa intersecção analítica operada por meio da noção de visualização corpórea. O primeiro deles refere-se à medicina anatomoclínica do século XIX, cuja compilação, realizada em periódicos chancelados pela Academia Imperial de Medicina, permitiu destacar determinadas práticas discursivas concernentes à institucionalização do saber-poder médico brasileiro. Estabeleceu-se como segundo campo enunciativo um conjunto de obras ligadas à psicopedagogia escolanovista, nomeadamente volumes constantes da coleção Bibliotheca de Educação, editados por Lourenço Filho entre 1927 e 1941 com o propósito de estabelecer bases científicas para o sistema educacional brasileiro. O terceiro conjunto de textos centrou-se no trato de temas caros à Escola Nova por artigos de 18 periódicos educacionais acadêmicos publicados entre 1993 e 2013. A quarta e última reunião de enunciados foi composta por artigos, livros de divulgação científica e manuais de psiquiatria dedicados a configurar os contornos próprios das relações contemporâneas entre biomedicina e subjetividade. Do ponto de vista analítico, constatou-se que os referidos enunciados estabeleceram incitações a numerosas práticas, as quais aderiram tanto à carne quanto à alma dos corpos por elas alvejados. Concluiu-se, por fim, em favor da hipótese de que os procedimentos próprios da Escola Nova teriam viabilizado a incorporação da psique à anatomia, permitindo, por conseguinte, o despontar, a partir do âmbito educacional, das condições de possibilidade para a emergência de um homem continuamente aprimorável.
  • DOI: 10.11606/T.48.2015.tde-18112015-131939
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2015-09-11
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.