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Programa AvaliAção representações sobre os usos dos resultados na escola por professores e equipes de gestao

Elismara Zaias Kailer Sonia Teresinha de Sousa Penin

2017

Localização: FE - Faculdade de Educação    (37.06 Z21u )(Acessar)

  • Título:
    Programa AvaliAção representações sobre os usos dos resultados na escola por professores e equipes de gestao
  • Autor: Elismara Zaias Kailer
  • Sonia Teresinha de Sousa Penin
  • Assuntos: ANÁLISE DE DADOS; AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS EDUCACIONAIS -- RESULTADOS; PROFESSORES; Avaliação Em Larga Escala; Evaluation On A Large Scale; Programa Avaliação; Programa Avaliação (Evaluaction Program); Use Of Results; Usos Dos Resultados
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A presente pesquisa teve como objetivo discutir as representações de professores e equipes de gestão a respeito das contribuições dos usos dos resultados do programa AvaliAção para a organização do trabalho pedagógico no cotidiano das escolas. O referencial teórico-metodológico envolveu as contribuições de Henri Lefebvre (1981, 1983, 2001) relacionadas ao conceito de representações, bem como as de autores que abordam a avaliação em larga escala no contexto educacional: Bauer et al. (2015, 2017), Silva, Gimenes e Moriconi et al. (2013), Sousa (2010, 2013), Vianna (2003), Werle (2010), dentre outros. A pesquisa configura-se como qualitativa e utilizou-se como procedimentos metodológicos a análise documental para caracterização das escolas pesquisadas e entrevistas semiestruturadas com professores, equipes de gestão escolar e equipe do comitê de avaliação do programa AvaliAção da Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa - Paraná. A análise das representações dos sujeitos envolvidos, articulada a dados obtidos em documentos, possibilitou identificar que o programa é utilizado em diferentes dimensões e grandezas como suporte para melhoria das atividades desenvolvidas na escola (formação contínua de professores e de coordenadores pedagógicos; acompanhamento das atividades pedagógicas na escola pela Secretaria Municipal de Educação, pela equipe de gestão escolar e pelos professores; trabalho sobre as dificuldades dos alunos de forma individual; autoavaliação do sistema de
    ensino e da escola). Contudo, a análise também sugere diversos limites intra e extraescolares para o uso pedagógico desses resultados. Avançar nas possibilidades de utilização mais efetiva dos resultados da avaliação (de qualquer tipo) para a melhoria do ensino e da aprendizagem é tarefa possível de ser trabalhada nas escolas e estimulada pelos sistemas de ensino e, ainda, em cursos de formação inicial de professores
  • Data de criação/publicação: 2017
  • Idioma: Português

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