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Educação e biodiversidade elementos do processo de produção de materiais pedagógicos

Marcelo Tadeu Motokane Silvia Luzia Frateschi Trivelato

2005

Localização: FE - Faculdade de Educação    (375.25 M919e )(Acessar)

  • Título:
    Educação e biodiversidade elementos do processo de produção de materiais pedagógicos
  • Autor: Marcelo Tadeu Motokane
  • Silvia Luzia Frateschi Trivelato
  • Assuntos: MATERIAL DIDÁTICO (PRODUÇÃO); BIODIVERSIDADE (ESTUDO E ENSINO); CONHECIMENTO (PRODUÇÃO)
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O presente trabalho é uma pesquisa empírica que trata das transformações do conhecimento científico e da produção do conhecimento escolar. Para isso, tem como objetivo principal identificar e descrever os elementos que compõem o processo de produção de materiais pedagógicos pelos professores, que tenham a Biodiversidade como tema. Foram realizadas reuniões semanais com a participação de 10 professores da educação básica. As reuniões possuíam um roteiro de orientação e eram gravadas com câmera e gravador digital. As gravações foram armazenadas em mídias de CD e DVD e foram transcritos 46 episódios nos quais os professores discutiam a produção dos materiais didáticos. Também foram analisados documentos produzidos pelos professores tais como: textos, mapas conceituais, programas de cursos e seqüências didáticas. As observações das reuniões também constituíram os dados. Os referenciais teóricos utilizados foram o modelo de discurso pedagógico de Bemstein e a transposição didática de Chevallard. O primeiro elemento a ser discutido foi o reconhecimento da rede conceitual, uma vez que revela toda a complexidade conceitual e os diferentes ) significados dados à biodiversidade. Em seguida, discuti-se o reconhecimento do aluno como sujeito da aprendizagem, demonstrando como a concepção de ensino/aprendizagem pode influenciar a estrutura do material produzido. O outro elemento considerado foi o reconhecimento das possibilidades que o tema pode trazer. Foram
    identificadas cinco abordagens que tratavam de diferentes aspectos da biodiversidade. Em seguida, considerou-se a memória da prática docente como um caminho importante para identificar os passos dados na produção de um material, ressaltando o papel da práxis no processo de construção de saberes pedagógicos. A memória da vida escolar, entendida aqui como qualquer experiência que o professor tenha tido na sua vida estudantil foi outro elemento identificado. A troca de experiências com os colegas revelou que o discurso pedagógico local é constituído por experiências vividas por outros colegas ou aquelas compartilhadas nas sessões semanais. Por fim, o reconhecimento das fontes de informação foi outro elemento que declara os saberes que os professores acessam para a produção de materiais
  • Data de criação/publicação: 2005
  • Formato: 73 p anexos.
  • Idioma: Português

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