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Os aspectos epistêmicos da construção de argumentos em uma sequência didática em ecologia

Sofia Valeriano Silva Ratz Marcelo Tadeu Motokane

2015

Localização: FE - Faculdade de Educação    (375.25 R238a ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Os aspectos epistêmicos da construção de argumentos em uma sequência didática em ecologia
  • Autor: Sofia Valeriano Silva Ratz
  • Marcelo Tadeu Motokane
  • Assuntos: BIOLOGIA (ESTUDO E ENSINO); ARGUMENTAÇÃO; EPISTEMOLOGIA; FORMAÇÃO DE PROFESSORES
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O estudo da argumentação e da construção de argumentos vem ganhando cada vez mais espaço na área de pesquisa de Ensino de Ciências. A mudança no foco de estudo do sujeito epistêmico, de uma perspectiva individual para a ideia de uma comunidade de conhecedores, nos permite analisar como se dá o processo de produção, comunicação e avaliação do conhecimento científico escolar por meio das interações discursivas. O presente trabalho se insere no contexto da necessidade de produzir conhecimentos acerca dos aspectos epistêmicos no processo de construção de argumentos tendo como foco professores e formador. Objetivamos investigar a mobilização de Práticas Epistêmicas dos professores para a construção de argumentos e suas relações com o Movimento Epistêmico do formador, analisando como as ações do formador favorecem a adoção de tais práticas e promove a construção de argumentos durante a aplicação de uma Sequência Didática em Ecologia em uma oficina de formação continuada de professores de ciências. Mediante a relação entre os Movimentos Epistêmicos do formador e a mobilização de Práticas Epistêmicas pelos professores, analisamos os aspectos epistêmicos na construção de argumentos, tendo como base os argumentos de referência que a Sequência Didática traz em seu escopo. Nossos resultados apontam dois aspectos relevantes desse processo: o direcionamento e a avaliação. O aspecto de direcionamento do formador se constitui na interação entre os objetivos da Sequência Didática e a comunidade de aprendizes. O aspecto de avaliação para a construção de argumentos se caracterizou nos momentos em que o direcionamento se relacionava com as crenças, valores e saberes dessa comunidade. (CONTINUA)
    (CONTINUAÇÃO) Ressaltamos a importância de desenvolvimento de maiores estudos que se aprofundem sobre os aspectos relacionados ao que conta como conhecimento relevante e os meios para adquiri-lo no contexto de formação de professores.
  • Data de criação/publicação: 2015
  • Formato: 199 p.
  • Idioma: Português

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