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Entre o Jardim Ângela e o Capão Redondo: um estudo sobre formação de consciência histórica e conflitos

Farat Júnior, Luiz Carlos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2018-09-25

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Entre o Jardim Ângela e o Capão Redondo: um estudo sobre formação de consciência histórica e conflitos
  • Autor: Farat Júnior, Luiz Carlos
  • Orientador: Lopes, Katia Maria Abud
  • Assuntos: Periferia (São Paulo); História (Estudo E Ensino); Didática; Consciência Histórica; Conflito; Didactics; Historical Consciousness; History (Study And Teaching); Outskirts (São Paulo); Conflict
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O presente estudo intenciona demonstrar como a formação da consciência histórica nas aulas de História se relaciona com conflitos dentro e fora da sala de aula. Para este fim, no campo teórico, foi utilizada a teoria de Rüsen sobre os tipos de consciência histórica, bem como um levantamento de outros autores sobre as principais visões acerca da questão dos conflitos. Feito o levantamento deste arcabouço teórico, passamos a analisar uma pesquisa qualitativa realizada em um colégio municipal de Ensino Fundamental II no distrito do Capão Redondo, Zona Sul da cidade de São Paulo. De fato, essa parte da dissertação busca demonstrar como as escolhas da professora acompanhada no decorrer do trabalho foram influenciadas pelo contexto de conflitos da região, com especial destaque pelo trabalho do padre James Crowe da Paróquia e Associação dos Santos Mártires. Com esse intuito, são analisadas entrevistas da professora e do padre e pesquisa etnográfica sobre os alunos, bem como aulas de História ministradas pela docente. Por fim, a partir da análise feita, procurase demonstrar que as aulas de História podem se relacionar com conflitos locais de maneira a propiciar um meio estruturado para essas situações. Isso é possível na medida em que a formação de tipos mais complexos de consciência histórica possibilita uma compreensão e articulação maior dos alunos para lidarem com os conflitos ao seu redor e, em alguns casos, até mesmo resolvê-los.
  • DOI: 10.11606/D.48.2019.tde-26042019-114301
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2018-09-25
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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