skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Principais motivos de saída antecipada dos alunos durante o período de aula

Silva, Bruno Salviano da

Educaçao e Pesquisa: Revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2023, Vol.49 (1) [Periódico revisado por pares]

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Principais motivos de saída antecipada dos alunos durante o período de aula
  • Autor: Silva, Bruno Salviano da
  • Assuntos: Class period ; Departure time ; EDUCATION & EDUCATIONAL RESEARCH ; Elementary school ; Ensino fundamental ; Evasão escolar ; Frequência escolar ; Horário de saída ; Período de aula ; School attendance ; Truancy
  • É parte de: Educaçao e Pesquisa: Revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2023, Vol.49 (1)
  • Descrição: Resumo O número de alunos que deixam a escola antes do término das aulas é preocupante para o andamento da vida escolar e pode ser prejudicial quando frequente. Um levantamento dos principais motivos por trás dessas saídas é essencial para que providências possam ser tomadas, possibilitando, assim, que a gestão da Unidade Escolar [U.E.] desenvolva formas e métodos que objetivem a diminuição dessas saídas, evitando evasões escolares mesmo que apenas em parte do período. Ao se categorizar os dados, nota-se que características como período de estudo, sexo, idade e turma diferenciam os alunos quanto às quantidades de saídas. A utilização do livro Ata de saída antecipada como fonte de dados de uma escola municipal de Ensino Fundamental I, na cidade de Osasco, mostrou que 42,22% dos alunos deixaram a escola no último semestre de 2019 antes do término diário das aulas por motivos diversos, provindos da escola ou por parte dos responsáveis. Diante da análise dos dados, é possível notar que meninos, do período da tarde, em horário próximo à saída se ausentam com maior frequência e os motivos dessas saídas são em sua maioria não definidos por seus responsáveis. Esses dados demonstram que deve haver uma preocupação maior para com esse grupo específico na intenção de diminuir o número de saídas e manter os alunos o tempo integral a que têm direito na escola. Abstract The number of students who leave school before the end of the classes is worrisome regarding the progress of school life; and can be harmful when frequent. A survey on the main reasons for that departure is essential so that actions can be taken, thus allowing the School Unit (“Unidade Escolar [U.E.]”) to develop methods that aim the decrease in that departure, avoiding truancy even if it’s only in part of the period. Categorizing the data shows features as period of study, sex, age and class, which distinguish the students regarding the amount of departures. The usage of the minute of early departure from a municipal elementary school in the city of Osasco, as source of data, showed that 42,22% of the students left school in the last semester of 2019 before the end of daily classes, for several reasons, whether coming from the school or from the ones responsible for the students. Analyzing the data, it is possible to notice that boys, in the afternoon period, close to the end of the class depart more frequently, and the reasons for the departure are mostly not defined by the ones responsible for the students. These data show that there must be a bigger concern towards that specific group in order to reduce the amount of departures and keep students in school as much as they are entitled to.
  • Editor: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.