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A literatura que move a obra de Lia Rodrigues

Pavlova, Adriana

Revista Brasileira de Estudos da Presença, 2022, Vol.12 (1), p.1

Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, GETEPE - Grupo de Estudos em Educação, Teatro e Performance

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Citações Citado por
  • Título:
    A literatura que move a obra de Lia Rodrigues
  • Autor: Pavlova, Adriana
  • Assuntos: Choreography ; Dance companies ; Dancers & choreographers ; Dramaturgy ; Literature ; Narratives ; Rodrigues, Lia ; Stein, Gertrude (1874-1946)
  • É parte de: Revista Brasileira de Estudos da Presença, 2022, Vol.12 (1), p.1
  • Descrição: RESUMO Este artigo apresenta as leituras que moveram o trabalho da coreógrafa Lia Rodrigues (1956), desde os anos 1990, até sua peça de 2016, Para que o céu não caia. O estudo elenca obras de ficção e não ficção, incluindo literatura, filosofia e antropologia, que serviram de dispositivos disparadores para as dramaturgias dos trabalhos, sem, contudo, buscar traduzir a palavra escrita de forma linear ou narrativa em dança. A análise apresenta estas dobras coreográficas, que fogem de uma leitura convencional, para atingir estados corporais nos bailarinos. O levantamento das leituras é apresentado em sua relação com o repertório da companhia, propondo diálogos de fragmentos dos textos com a dança. ABSTRACT The literature that drives the work of Lia Rodrigues1 - This article presents the readings that inspired the work of choreographer Lia Rodrigues (1956), starting in the 1990s and ending with her 2016 piece, For the sky not to fall. The study lists works of fiction and non-fiction, including literature, philosophy, and anthropology, which served as triggering devices for the works’ dramaturgies, while still not seeking to translate the written word in linear or narrative form into dance. The analysis presents this choreographic unfolding, which eschews a conventional reading, to achieve bodily states in the dancers. The collection of readings is presented in relation to the company’s repertoire, proposing dialogues between text fragments and dance. RÉSUMÉ Cet article présente les lectures qui ont animé le travail de la chorégraphe Lia Rodrigues (1956), depuis les années 1990, jusqu'à la pièce de 2016, Pour que le ciel ne tombe pas. L'étude énumère des œuvres de fiction et de non-fiction, notamment de littérature, de philosophie et d'anthropologie, qui ont servi de déclencheurs aux dramaturgies des œuvres, sans toutefois chercher à traduire en danse les écrits sous forme linéaire ou narrative. L'analyse présente ces doublages chorégraphiques, qui échappent à une lecture conventionnelle pour atteindre différents états corporels chez les danseurs. Le relevé des lectures est présenté en relation avec le répertoire de la compagnie, proposant des dialogues entre des fragments de textes et la danse.
  • Editor: Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, GETEPE - Grupo de Estudos em Educação, Teatro e Performance
  • Idioma: Português

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