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Um estudo sobre a não participação de mulheres em situação de pobreza em cursos oferecidos por um CRAS

Renata Perez Marie Claire Sekkel

2009

Localização: IP - Instituto de Psicologia    (T HM251 P438e e.1 )(Acessar)

  • Título:
    Um estudo sobre a não participação de mulheres em situação de pobreza em cursos oferecidos por um CRAS
  • Autor: Renata Perez
  • Marie Claire Sekkel
  • Assuntos: ASSISTÊNCIA SOCIAL; MARGINALIDADE SOCIAL; TRABALHO FEMININO; RELAÇÕES DE GÊNERO; PSICOLOGIA SOCIAL (HISTÓRIA)
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta pesquisa teve como objetivo principal o estudo da não-participação de mulheres em situação de pobreza em cursos oferecidos por um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado em município do Estado de São Paulo. Por meio de metodologia qualitativa baseada na psicologia sócio-histórica, foram entrevistadas três mulheres, buscando-se apreender os sentidos atribuídos por elas a tais cursos. Os resultados evidenciaram que as entrevistadas atribuem valor positivo aos cursos mas que não os relacionam com a possibilidade de obter melhorias significativas em suas vidas. Suas formas de agir parecem basear-se essencialmente em necessidades emergenciais, sem que sejam traçadas estratégias para o alcance de determinados objetivos a médio e longo prazo. Evidenciaram também a importância das relações sociais de gênero na determinação de suas escolhas. As falas das entrevistadas apontaram para a existência de acentuadas divisões de poder e de trabalho na esfera familiar, como homem ocupando o lugar de autoridade, ficando reservado a elas, principalmente, o cuidado com os filhos, o marido e a casa. Mesmo quando trabalham fora, os fundamentos patriarcais familiares não parecem ser abalados. Esses resultados encontram ressonância com aqueles obtidos em pesquisas com temática semelhante. Invertendo a direção do olhar, também foi discutida a questão dos cursos, concluindo-se que o oferecimento dessas modalidades específicas não é condizente com aquilo que
    é preconizado pelo novo paradigma da Assistência Social. Concluiu-se que são necessários amplos debates e estudos sobre como devem ser organizados os serviços oferecidos pelos CRAS, para que estejam, de fato, em sintonia com os objetivos propostos
  • Data de criação/publicação: 2009
  • Formato: 240 p.
  • Idioma: Português

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