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Caracterização da população atendida e do processo de supervisão do serviço de psicologia do hospital de base de São José do Rio Preto-SP

Fernandes, Luan Flávia Barufi

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia 2010-10-01

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Caracterização da população atendida e do processo de supervisão do serviço de psicologia do hospital de base de São José do Rio Preto-SP
  • Autor: Fernandes, Luan Flávia Barufi
  • Orientador: Silvares, Edwiges Ferreira de Mattos
  • Assuntos: Demografia; Psicologia Da Saúde; Supervisão Clínica; Clinical Supervision; Demographic Characteristics; Health Care Psychology
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O levantamento das características da população a quem os serviços de atendimento de certa instituição se destinam, é importante para determinar quando, onde e como atender os que procuram por ajuda, sendo possível tornar este atendimento mais adequado às reais necessidades regionais. No Brasil, a Psicologia da Saúde é um campo recente de atuação do psicólogo. Para consolidar a Psicologia da Saúde como uma opção de pós-graduação e estágio para os psicólogos, é importante caracterizar melhor a clientela, descrever e avaliar as intervenções psicológicas realizadas. Há poucos estudos sobre o perfil da população atendida em serviços de psicologia da saúde, sendo que grande parte deles refere-se à clientela infantil. O objetivo do presente estudo é caracterizar a população atendida pelo serviço-escola de Psicologia do Hospital de Base (SPHB) de São José do Rio Preto/SP. Instrumentos utilizados: Termo de Consentimento Livre e Esclarecido; Ficha de registro dos pacientes atendidos; Inventários: - Levantamento em Serviços-Escola; - Levantamento de atividades de supervisão (um para supervisor/outro para estagiário). A coleta de dados foi executada em duas etapas: 1- Caracterização do processo de supervisão, em que foram participantes 21 supervisores e 21 supervisionandos que aceitaram participar da pesquisa, respondendo aos inventários. 2- Caracterização da população atendida: - registro de dados sócio-demográficos e clínicos dos pacientes atendidos pelo SPHB durante um mês de atividades institucionais; - análise de prontuários dos pacientes assistidos pelo ambulatório de psicologia no ano de 2007. Os resultados obtidos na caracterização da população atendida indicaram a prevalência dos seguintes perfis: 1 - Ambulatório de Psicologia no ano de 2007 (843 registros): crianças e adolescentes (73): sexo feminino, 11 a 18 anos, escolaridade ensino fundamental incompleto, receberam como tratamento avaliação psicológica, apresentando queixa de ansiedade/depressão; entre os adultos (770): sexo feminino, 30 a 39 anos, casada, ensino fundamental incompleto, profissionais de trabalhos diversos, avaliada pela psicologia para realizar procedimentos médicos contraceptivos; 2 Registro dos psicólogos durante um mês de atividades (1550 atendimentos): crianças e adolescentes (320): sexo masculino, cor branca, 6 a 10 anos, ensino fundamental incompleto, recebeu a orientação específica como tratamento para dificuldades em manejar problema de saúde; entre os adultos (1230): mulheres, 40 a 49 anos, casadas, ensino fundamental incompleto, trabalhadoras de serviços diversos, receberam como tratamento grupo psicoeducacional às dificuldades de entendimento da doença e tratamento médico. A partir da análise das respostas dos inventários de atividades de supervisão, observou-se que a avaliação do processo de supervisão disponibilizado pelo SPHB é positiva para os supervisores e seus aprimorandos. O presente estudo produziu dados relevantes para o SPHB, que podem sinalizar mudanças em seu funcionamento, destacando-se: necessidade de programar um modo mais sistematizado de registrar atendimentos realizados; aumento da oferta de intervenções preventivas para amenizar conseqüências de condições de saúde adversas; construção de um diálogo permanente entre supervisores e aprimorandos, a fim de superar divergências na supervisão. O SPHB apresenta-se como um centro de atendimento psicológico de grande porte, que atende uma demanda significativa de clientes e um centro formador qualificado na área da saúde
  • DOI: 10.11606/D.47.2010.tde-20012011-123919
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Data de criação/publicação: 2010-10-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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