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Análise do discurso ideológico do merchandising social

Ali, Nabil Sleiman Almeida

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia 2008-04-14

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Análise do discurso ideológico do merchandising social
  • Autor: Ali, Nabil Sleiman Almeida
  • Orientador: Schmidt, Maria Luisa Sandoval
  • Assuntos: Entretenimento; Televisão; Comunicação; Marketing; Educação; Indústria Cultural; Amusements; Education; Cultural Industry; Communication; Television
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O presente trabalho analisou o discurso ideológico do merchandising social, fenômeno presente atualmente em todas as telenovelas da Rede Globo de Televisão, a partir da visão do seu maior ideólogo e representante das idéias da emissora, Márcio Ruiz Schiavo. As idéias desse autor foram analisadas sob a perspectiva teórica da Teoria Crítica, sobretudo a partir dos conceitos elaborados por Theodor Adorno e Max Horkheimer a respeito da formação, experiência formativa, educação, indústria cultural, ideologia, comunicação, informação, semiformação, sociedade administrada, televisão e cultura de massas. Apresentou-se a definição do merchandising social como um instrumento de educação voltado para as massas, cuja origem remete às técnicas de marketing comercial, marketing social e merchandising comercial, bem como à chamada entertainment education, estratégia implementada nas telenovelas da rede de televisão mexicana Televisa. A análise procurou identificar as lacunas ideológicas na gênese e na práxis desse pretenso instrumento educativo. Assim, concluiu-se que, ainda que se obtenham resultados socialmente desejáveis com tal instrumento ideologicamente \"vendido\" como educativo, o que se tem por \"educação\" na visão de quem o defende como eficiente agente social do ensino informal é, na verdade, adaptação, reprodução do saber e heteronomia. Além de constituir um eficiente agente de auto-promoção da emissora, o merchandising social contribui para a manutenção da sua hegemonia e do status quo vigente.
  • DOI: 10.11606/D.47.2008.tde-05062008-143358
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Data de criação/publicação: 2008-04-14
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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