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Suporte para aprendizagem na perspectiva da segurança do paciente na atenção primária em saúde

Thatianny Tanferri de Brito Paranaguá Ana Lúcia Queiroz Bezerra; Gabriela Camargo Tobias; Suely Itsuko Ciosak

Revista Latino-Americana de Enfermagem v.24, e2771, 2016

Ribeirão Preto 2016

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (CIOSAK, S. I. doc 115e )(Acessar)

  • Título:
    Suporte para aprendizagem na perspectiva da segurança do paciente na atenção primária em saúde
  • Autor: Thatianny Tanferri de Brito Paranaguá
  • Ana Lúcia Queiroz Bezerra; Gabriela Camargo Tobias; Suely Itsuko Ciosak
  • Assuntos: SEGURANÇA DO PACIENTE; GESTÃO DO CONHECIMENTO; ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE; INDICADORES DE QUALIDADE; INDICADORES DE SAÚDE
  • É parte de: Revista Latino-Americana de Enfermagem v.24, e2771, 2016
  • Descrição: Objetivo: analisar o suporte para a aprendizagem, na perspectiva da segurança do paciente, oferecido no ambiente de trabalho, segundo os profissionais de saúde atuantes na atenção primária. Método: estudo transversal, conduzido com 86 profissionais de saúde atuantes na atenção primária. Utilizou-se instrumento validado, aplicado via web. Foi realizada análise estatística descritiva com apresentação de mediana, média, desvio padrão e coeficiente de variação. Resultados: foram evidenciados pontos favoráveis de suporte à aprendizagem, como respeito mútuo, autonomia para organizar o trabalho e a valorização de novas ideias, que obtiveram médias acima de 7,0. As variáveis que dificultam o processo de aprendizagem no ambiente de trabalho, percebidas pelos profissionais, foram a resistência às mudanças e o excesso de serviço que impede a reflexão sobre como melhorar o trabalho, com média acima de 6,0. Conclusão: o estudo evidencia indicadores relacionados ao processo de desenvolvimento de pessoal na área da saúde e aponta a influência do suporte à aprendizagem para a melhoria dos processos de trabalho e da segurança do paciente. É necessário que seja estabelecida uma cultura de avaliação sistemática das intervenções educativas em saúde, objetivando diagnosticar ações mais incisivas para a mudança de atitude dos profissionais de saúde e, portanto, da prática clínica
  • Editor: Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2016
  • Formato: e2771.
  • Idioma: Português

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