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O diálogo em processos de educação ambiental análise das relações existentes entre uma ONG e pescadores artesanais marítimos do litoral paulista

Rafael de Araujo Arosa Monteiro Marcos Sorrentino

2018

Localização: IEE - Inst. de Energia e Ambiente    (D-PROCAM/USP T.824di )(Acessar)

  • Título:
    O diálogo em processos de educação ambiental análise das relações existentes entre uma ONG e pescadores artesanais marítimos do litoral paulista
  • Autor: Rafael de Araujo Arosa Monteiro
  • Marcos Sorrentino
  • Assuntos: EDUCAÇÃO AMBIENTAL; PESCA ARTESANAL; ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL; Artisanal Fishermen; Diálogo; Dialogue; Dialogue Indicators; Educação Ambiental; Environmental Education; Indicadores De Diálogo; Non-Governmental Organization; Organização Não Governamental; Pescadores Artesanais
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental - PROCAM
  • Descrição: Esta pesquisa buscou contribuir para o aprofundamento da compreensão do diálogo em processos de educação ambiental (EA) e da formulação de indicadores que permitam averiguar a dialogicidade no fazer das/dos educadoras(es) ambientais, uma vez que se constitui enquanto um princípio-base a ser adotado em processos educadores que sejam de fato transformadores da realidade. Para isso, buscou-se analisar como se deu o processo educador desenvolvido por uma organização não governamental com pescadores artesanais marítimos do litoral paulista, respondendo a seguinte pergunta de pesquisa: As atividades de EA e de pesquisa desenvolvidas por uma ONG com pescadores artesanais marítimos do litoral paulista contribuíram para fomentar o diálogo entre a ONG e os pescadores em busca de uma transição para a pesca responsável e da melhoria das condições existenciais dos pescadores? Os dados foram coletados por meio da análise de documentos e de entrevistas semi-estruturadas, sendo analisados a partir de uma síntese das ideias de Martin Buber, David Bohm, William Isaacs e Paulo Freire sobre o diálogo, composta por um conjunto de perguntas-indicadoras divididas em três categorias: aspectos externos, aspectos internos e ação dialógica. Os resultados encontrados demonstram a incipiência do diálogo na relação entre os atores. Os aspectos externos dialógicos se limitaram à frequência semanal das conversas e a algumas formas de disposição dos participantes em determinados encontros. Os aspectos
    internos revelaram o estabelecimento de dois tipos de relação: uma antidialógica e outra que chamei de dialógica incipiente por apresentar alguns indícios de emergência do diálogo, não sendo, no entanto, fortes o suficiente para caracterizar a existência de um campo relacional dialógico. Em relação à ação dialógica foi possível verificar o início de um processo de acordo com os princípios dos círculos de cultura. No entanto, a falta de priorização da continuidade de tal processo nos permite afirmar que não houve uma ação dialógica de acordo com os indicadores elaborados, caracterizando-se, assim, enquanto uma emergência dialógica suprimida. Além disso, quanto às estratégias pedagógicas adotadas nos diferentes encontros de EA é possível afirmar que aquela utilizada nos diagnósticos participativos foi a única que potencializou a emergência do diálogo. Por fim, vale destacar as potencialidades dialógicas encontradas nos dois atores da pesquisa. Alguns pescadores apresentaram uma forte postura de abertura ao Outro, inclusive se permitindo enfrentar e superar medos adquiridos em outras relações, realizando, assim, a suspensão de tais pressupostos. A ONG, por sua vez, apresentou importantes atitudes estimuladoras do diálogo, como a escuta genuína, o respeito, a não utilização de linguajar acadêmico e a não imposição de ideias. Todas essas potencialidades devem ser estimuladas juntamente com a criação de novas, de forma a permitir o avanço na existência dialógica e a efetividade
    da transição para um novo modelo de pesca e de sociedade
  • Data de criação/publicação: 2018
  • Formato: 131 f.
  • Idioma: Português

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