skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Análise da viabilidade da implementação de algoritmos pós-quânticos baseados em quase-grupos multivariados quadráticos em plataformas de processamento limitadas.

Maia, Ricardo José Menezes

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2010-09-17

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Análise da viabilidade da implementação de algoritmos pós-quânticos baseados em quase-grupos multivariados quadráticos em plataformas de processamento limitadas.
  • Autor: Maia, Ricardo José Menezes
  • Orientador: Barreto, Paulo Sérgio Licciardi Messeder
  • Assuntos: Criptossistemas De Chaves Públicas; Quase-Grupos Multivariados Quadráticos; Redes De Sensores Sem Fio; Multivariate Quadratic Quasigroups; Public Key Cryptosystems; Wireless Sensor Networks
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Engenharia Elétrica
  • Descrição: Redes de sensores sem fio (RSSF) tipicamente consistem de nós sensores com limitação de energia, processamento, comunicação e memória. A segurança em RSSF está se tornando fundamental com o surgimento de aplicações que necessitam de mecanismos que permitam autenticidade, integridade e confidencialidade. Devido a limitações de recursos em RSSF, adequar criptossistemas de chaves públicas (PKC) para estas redes é um problema de pesquisa em aberto. Meados de 2008, Danilo Gligoroski et al. propuseram um novo PKC baseado em quase-grupos multivariados quadráticos (MQQ). Experimentos feitos por Gligoroski na plataforma FPGA mostram que MQQ executou em tempo menor que principais PKC (DH, RSA e ECC) existentes, tanto que alguns artigos afirmam que MQQ possui velocidade de uma típica cifra de bloco simétrica. Além disto, o MQQ exibiu o mesmo nível de segurança que outros PKC (DH, RSA e ECC) necessitando chaves menores. Outra propriedade que chama atenção no MQQ é o uso das operações básicas XOR, AND e deslocamento de bits nos processos de encriptação e decriptação, fato importante considerando que uma RSSF possui processamento limitado. Estas características tornam o MQQ promissor a levar um novo caminho na difícil tarefa de dotar redes de sensores sem fio de criptossistemas de chaves públicas. Neste contexto se insere este trabalho que analisa a viabilidade de implementar o algoritmo MQQ em uma plataforma de RSSF. Sendo importante considerar que este trabalho inova na proposta de levar para RSSF este novo PKC baseado quase-grupos multivariados quadráticos, além de contribuir com um método para reduzir o tamanho da chave pública utilizada pelo MQQ. Foram feitos testes com MQQ nas plataformas TelosB e MICAz, sendo que o MQQexibiu os tempos de 825; 1 ms para encriptar e 116; 6 ms para decriptar no TelosB e 445 ms para encriptar no MICAz.
  • DOI: 10.11606/D.3.2011.tde-30112010-151111
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2010-09-17
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.