skip to main content

Análise de sistemas integrados de transporte rodo-fluvial-marítimo sob a influência de regimes sazonais.

Mathias, Tiago Novaes

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2016-08-15

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Análise de sistemas integrados de transporte rodo-fluvial-marítimo sob a influência de regimes sazonais.
  • Autor: Mathias, Tiago Novaes
  • Orientador: Botter, Rui Carlos
  • Assuntos: Transporte Multimodal; Transporte Intermodal; Simulação; Sazonalidade; Logística; Multimodal Transportation; Seasonality; Logistic Systems; Simulation Model; Intermodal Transportation; Grain Logistics
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa de Engenharia de Sistemas Logísticos
  • Descrição: Este trabalho está voltado à avaliação dos problemas do transporte intermodal sob efeito de restrições sazonais que, usualmente, não são consideradas na fase de planejamento e dimensionamento da frota. E, considerando a sobreposição de dois fatores sazonais restritivos ao longo da cadeia de transportes - a variação na produção de grãos ao longo do ano e a sazonalidade das cotas de nível d\'água nas hidrovias -, um modelo de simulação de eventos discretos mostra as impedâncias sofridas no sistema pela junção de fatores restritivos bem fortes. É possível avaliar o impacto dessas restrições não só no nível de utilização dos silos intermediários e silagem do porto, mas também no número de veículos necessários para fazer o transporte de commodities na região Centro-Oeste do Brasil. Em um sistema de transporte composto pelos modais rodoviário, hidroviário e marítimo, no qual o modelo de simulação abrange desde a produção nas fazendas, passando pelo transporte de caminhão até os armazéns intermediários, posteriormente com o transporte fluvial com destino ao porto para exportação. O presente estudo traz uma série de comparações entre cenários para avaliação dos gargalos existentes neste sistema de transporte intermodal, especialmente avaliando cenários com e sem as restrições sazonais, assim como análises de sensibilidade de performance de equipamentos de carregamento e descarregamento, nos quais a frota e os estoques necessários são substancialmente diferentes se a sazonalidade não for considerada.
  • DOI: 10.11606/D.3.2016.tde-05122016-100739
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2016-08-15
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.