skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Análise da necessidade de formação docente e proposta de programa de formação e desenvolvimento profissional para docentes de engenharia.

Coelho, Luciana Guidon

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2017-08-21

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Análise da necessidade de formação docente e proposta de programa de formação e desenvolvimento profissional para docentes de engenharia.
  • Autor: Coelho, Luciana Guidon
  • Orientador: Grimoni, Jose Aquiles Baesso
  • Assuntos: Desenvolvimento Profissional; Engenharia (Educação); Formação De Professores; Engineering Education; Professional Development; Teachers Training
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa Engenharia Elétrica
  • Descrição: Este trabalho tem o intuito de investigar a necessidade de um programa de formação e desenvolvimento profissional docente para professores de cursos de engenharia e outras ciências exatas; e propor um modelo viável e apropriado para este programa. O foco deste estudo foi averiguar, por meio de questionários, a percepção e opinião de professores da Escola Politécnica da USP (em três consultas distintas: todos os professores, professores recém-contratados e professores que já haviam participado de processo formativo oficial da Escola); de alunos de pós-graduação da Escola Politécnica da USP que cursaram disciplina de preparação pedagógica; e de um grupo de diversos professores que não são da USP. Foi feita uma revisão bibliográfica para entendimento de características importantes do ensino superior no país, evolução do perfil dos estudantes, educação em engenharia como área de pesquisa e questões que envolvem formação de professores como verificação da necessidade, políticas públicas e institucionais. O presente trabalho traz também alguns exemplos de iniciativas de formação docente existentes no Brasil e em outros países, não apenas específicos para professores de engenharia, sendo possível conhecer tais exemplos com certa profundidade e seus resultados. Baseada na análise dos questionários e nos exemplos pesquisados, esta tese apresenta uma argumentação sólida sobre a necessidade de implementação de programa de formação e desenvolvimento profissional docente na Escola Politécnica da USP, bem como uma proposta para tal programa e para aprimoramento e criação de disciplinas de preparação pedagógica para a graduação e pós-graduação. Os resultados e sugestões apresentados neste trabalho podem, certamente, ser extrapolados para outros casos e instituições.
  • DOI: 10.11606/T.3.2017.tde-07112017-142711
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2017-08-21
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.