skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Busca Geral
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Busca Geral
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
O desenho como desígnio por uma ética do risco
Paulo Chiesa Miranda Maria Esmeralda Martinelli Magnoli
2001
Localização:
FAU - Fac. Arquitetura e Urbanismo
(G720.781 C434d )
e outros locais
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
O desenho como desígnio por uma ética do risco
Autor:
Paulo Chiesa
Miranda Maria Esmeralda Martinelli Magnoli
Assuntos:
ARQUITETURA (ESTUDO E ENSINO)
;
PROJETO
DE
ARQUITETURA (ESTUDO E ENSINO)
;
DESENHO ARQUITETÔNICO
Notas:
Tese (Doutorado)
Tese (Doutorado) -- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo-Universidade de São Paulo
Descrição:
A partir
de
uma experiência didática coordenada pelo autor na sua escola - o Ateliê UIA 1996, o ensino do projeto em arquitetura começou a ser discutido. Isso aconteceu na Universidade Federal do Paraná, no Curso
de
Arquitetura e Urbanismo, entre 1995 e 1996. Partiu-se da idéia
de
que Arquitetura é a arte e a técnica
de
projetar e construir espaços úteis à sociedade, e ainda, é capaz
de
articular e integrar os conhecimentos sobre edifícios, cidades e paisagens num todo complexo e interdependente, subtendido no conceito
de
ambiente. A proposta também estabelece que se aprende arquitetura desenhando-a, e, portanto, o processo
de
desenho sintetiza o método específico da disciplina.Por outro lado, defende-se a particular visão
de
que a escola estrutura e planeja o processo
de
ensino e aprendizagem a partir da realidade física e social do ambiente onde ele se insere. Nesse caso, a problemática da Região Metropolitana
de
Curitiba é tomada como referência para o exercício
de
projeto, tanto alimentando as estratégias de ensino e aprendizagem como desenhando o perfil do profissional formado nessa escola. O foco central da análise dirige-se ao processo de transmissão cultural feito pela escola e pelo professor - destacando o papel original e criativo de ambos na construção das disciplinas acadêmicas. As noções de cultura - cultura da escola e de saber docente e discente - são utilizadas para refletir sobre a tradição brasileira no ensino de projeto e para sistematizar
o Ateliê UIA 96. )A investigação concentra-se nas últimas cinco décadas do século XX, período marcado por intensas transformações no modo
de
vida dos brasileiros e do ambiente em geral. Uma fase expressiva da moderna arquitetura brasileira, na qual foram desenvolvidos os modelos
de
escola e ensino
de
arquitetura
de
nosso País, incluindo o do CAUUFPR. O estudo desse panorama histórico objetivou investigar a existência ou não
de
uma doutrina
de
projeto, gerada no entrelaçamento da trajetória do CAUUFPR e da arquitetura na cidade
de
Curitiba. Esta tese sustenta que o ensino superior
de
arquitetura deve ser considerado como um trabalho social específico e exigente, tanto do ponto
de
vista ético quanto profissional. As suas conclusões incluem a discussão da proposta
de
ensino
de
projeto integrado em arquitetura assim como a do programa
de
ensino desenvolvido na disciplina
de
Estudos da Forma ministrada no primeiro ano da CAUUFPR. O resultado final é, portanto, a argüição e defesa
de
uma disciplina acadêmica orientada pelos pressupostos defendidos nesta tese e pelas atuais diretrizes curriculares do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR
Data de criação/publicação:
2001
Formato:
139 p.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
Este item no Dedalus
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Anterior
Resultado
5
Avançar
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_VIDEOS),scope:("PRIMO"),scope:(USP_FISICO),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP),scope:(USP_EBOOKS),scope:(USP_PRODUCAO),primo_central_multiple_fe
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript