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Science’s ways to confront covid-19 fake news; Os caminhos da ciência para enfrentar fake news sobre covid-19

Raquel, Cheila Pires; Ribeiro, Kelen Gomes; Alencar, Nadyelle Elias Santos; Souza, Daiana Flávia Oliveira De; Barreto, Ivana Cristina De Holanda Cunha; Andrade, Luiz Odorico Monteiro De

Saúde e Sociedade; v. 31 n. 4 (2022); e210601pt

Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública 2023-01-17

Acesso online

  • Título:
    Science’s ways to confront covid-19 fake news; Os caminhos da ciência para enfrentar fake news sobre covid-19
  • Autor: Raquel, Cheila Pires; Ribeiro, Kelen Gomes; Alencar, Nadyelle Elias Santos; Souza, Daiana Flávia Oliveira De; Barreto, Ivana Cristina De Holanda Cunha; Andrade, Luiz Odorico Monteiro De
  • Assuntos: Notícias Falsas; Pandemia; Covid-19; Mídias Sociais; Fake News; Pandemics; Social Media
  • É parte de: Saúde e Sociedade; v. 31 n. 4 (2022); e210601pt
  • Descrição: Paralelamente à pandemia de covid-19, a Organização Mundial da Saúde alerta para uma infodemia de fake news relacionadas à doença. Objetiva-se, neste trabalho, conhecer a dimensão do fenômeno e alguns caminhos já identificados pela ciência para enfrentá-lo. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada nas bases Scopus/Elsevier e Medline/PubMed, que incluiu 23 artigos. Por meio de análise da literatura, identificou-se que fake news oferecem falso suporte social e mobilizam sentimentos capazes de torná-las mais aceitáveis do que notícias verdadeiras. Dessa forma, as redes sociais e a internet despontam como plataformas disseminadoras de informações falsas. As pesquisas sugerem que instituições governamentais e midiáticas podem utilizar os canais de comunicação como aliados, com tecnologias de monitoramento e infovigilância para alertar, esclarecer e remover conteúdo enganoso. Também deve haver investimentos em ações de alfabetização científica e digital, de forma que as pessoas tenham condições de avaliar a qualidade das informações recebidas. Propõe-se a adoção de estratégias criativas, que despertem a capacidade de raciocínio, aliadas a informações científicas traduzidas em linguagem acessível, de preferência com aprovação de autoridades sanitárias e institucionais.
    Parallel to the covid-19 pandemic, the World Health Organization warns of an infodemic of fake news related to the disease. This integrative review investigates the dimension of this phenomenon and the ways identified by science to confront it. Bibliographic search was conducted on the Scopus/Elsevier and Medline/PubMed databases, retrieving 23 articles. Literature analysis identified that fake news provide false social support and mobilize feelings which make them more acceptable than the truth. Hence, social media and the internet emerge as platforms for spreading false information. Research suggests that government and media institutions can use communication channels, as well as monitoring and infosurveillance technologies, as allies to alert, clarify and remove misleading content. Investments in scientific and digital literacy actions, so that people may assess the quality of the information received is needed. Finally, the study proposes the adoption of creative strategies to awaken reasoning skills, combined with scientific information translated into accessible language, preferably approved by health and institutional authorities.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/206981/190458
  • Editor: Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
  • Data de criação/publicação: 2023-01-17
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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