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Áreas de convivência de escolas como espaço para desenvolvimento da cidadania: considerações sobre dois estudos de caso a partir da Avaliação Pós-Ocupação

Donat, Carmen Fonseca

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2022-02-09

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Áreas de convivência de escolas como espaço para desenvolvimento da cidadania: considerações sobre dois estudos de caso a partir da Avaliação Pós-Ocupação
  • Autor: Donat, Carmen Fonseca
  • Orientador: Ono, Rosaria
  • Assuntos: Avaliação Pós-Ocupação (Apo); Cidadania; Espaço Escolar (Áreas De Convivência); Instalações Prediais De Segurança; Building Security Facilities; Citizenship; Post-Occupancy Evaluation (Poe); School Spaces (Social Areas)
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: As áreas de convivência da escola contemporânea, além de fornecer às crianças ambiente seguro, pode assumir papel coletivo e afetivo para a comunidade que ela acolhe e atende. A região central de São Paulo, além de local com imensa riqueza de equipamentos públicos e comercialmente dinâmica, possui singularidades sociais. Assim, o objetivo geral desta investigação sobre escolas públicas de ensino fundamental ciclo II localizadas no centro do município era revelar as condições de responsividade e topofilia encontrados com ênfase na segurança dos usuários. Os objetivos específicos pretendiam: compreender a relação entre o usuário, o edifício e o seu entorno; identificar a permeabilidade visual e sensorial dos lotes e suas divisas, em meio ao conjunto urbano edificado; e detectar programas, políticas públicas e profissionais capazes de contribuir para a construção de uma sociedade democrática em desenvolvimento. A técnica exploratória permitiu a identificação de fatores relevantes para o projeto e a avaliação dos ambientes de vivência das escolas, tais como: os parâmetros de segurança dos edifícios, normativos, de processo de projeto e os benchmarks. A Avaliação Pós- Ocupação (APO) e sua abordagem multimétodos com ênfase na análise urbanística do entorno, e na análise do desempenho dos objetos alvo dos estudos de caso de pesquisa permitiu o diagnóstico sobre os seguintes aspectos: as condições de manutenção, segurança e higiene dos ambientes; a situação da infraestrutura urbana do entorno; os tipos de fronteiras dos perímetros; e outros que visam enaltecer as instituições educacionais, seus valores sociais e o estado da arte de seu ambiente construído. As condições atuais dos edifícios revelaram-se carentes de investimentos em manutenção; os entornos apresentaram boa oferta de equipamentos, porém baixa conexão; a segurança e a situação das divisas necessitam revisões; as políticas públicas de fomento às parcerias entre as famílias e as escolas não se encontraram implementadas. As dificuldades trazidas pela pandemia do Coronavírus restringiram algumas etapas das avaliações qualitativas e de comportamento dos usuários. Os instrumentos qualitativos para aferição do grau de identidade dos usuários com o espaço escolar e de responsividade dos edifícios escolares e de outros equipamentos públicos ao redor não puderam ser aplicados. Os instrumentos quantitativos tiveram baixa adesão. A pesquisa, se adotada em sua plenitude e tiver ampliada sua aplicação, sugere contribuição significativa na reflexão sobre como transformar as cidades em ambientes capazes de promover sustentabilidade social, exercitar a tolerância, criar relações democráticas e desenvolver a cidadania. Revelar o status dos ambientes de convivência escolares pode contribuir positivamente para esta qualificação urbana e social.
  • DOI: 10.11606/D.16.2022.tde-15072022-151115
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2022-02-09
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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