skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Conceituar o professor no abecedário de Gilles Deleuze: referências para a educação e filosofia

Ribeiro, Heula Mayara Almeida Soares

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto 2020-11-27

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Conceituar o professor no abecedário de Gilles Deleuze: referências para a educação e filosofia
  • Autor: Ribeiro, Heula Mayara Almeida Soares
  • Orientador: Valdemarin, Vera Teresa
  • Assuntos: Educação Como Resistência; Filosofia Da Educação; O Abecedário De Gilles Deleuze; Education As Resistance; L'Abécédaire De Gilles Deleuze; Philosophy Of Education
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A presente dissertação teve como objetivo principal desenvolver reflexões sobre o ofício do professor e a possibilidade da educação como prática de resistência. Para tanto, foram analisadas as ideias expressas na obra O Abecedário de Gilles Deleuze tendo as reflexões do autor contidas no verbete P - de Professor como eixo de análise, em torno do qual foram pensadas bases teóricas e ações pedagógicas que constituem possibilidades transformadoras para o professor e para os alunos. A análise do professor foi entrelaçada a outros verbetes para abordar os devires que compõem sua formação, os elementos conceituais que caracterizam seu ofício, a desterritorialização na relação com o aluno e o plano de imanência como uma ferramenta essencial na composição das aulas como resistência. As memórias didáticas e pedagógicas de uma sequência de aulas inspiradas na filosofia de Deleuze são a base da narrativa sobre a possibilidade de experimentar a relação entre teoria e prática para transformar a ação docente por meio do estabelecimento de encontros conceituais e aprendizagens.
  • DOI: 10.11606/D.59.2020.tde-27012021-210836
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2020-11-27
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.