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A profissionalidade dos professores coordenadores dos anos iniciais no ensino fundamental da rede pública estadual de Ribeirão Preto

Marcomini, Inês Aparecida Bolandin

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto 2021-02-05

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A profissionalidade dos professores coordenadores dos anos iniciais no ensino fundamental da rede pública estadual de Ribeirão Preto
  • Autor: Marcomini, Inês Aparecida Bolandin
  • Orientador: Rivas, Noeli Prestes Padilha
  • Assuntos: Formação Continuada Em Serviço; Professor Coordenador; Profissionalidade Do Professor Coordenador; Coordinating Teacher; Coordinating Teacher Professionality; In-Service Training
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este trabalho tem como pressuposto compreender como se constitui a profissionalidade do Professor Coordenador (PC) dos Anos Iniciais, no âmbito da formação continuada em serviço, bem como as implicações no seu papel de formador de Professores, considerando o contexto escolar. Portanto, os processos formativos, a profissionalidade deste profissional, os desafios e tensões resultantes desses fatores, são objetos de reflexão. No estado de São Paulo, as formações em serviço dos PCs são realizadas nas Diretorias de Ensino, desdobrando-se nas Unidades Escolares por meio das Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC). Para tanto, delimitam-se os avanços e retrocessos explicitados nas políticas públicas nacionais e do estado de São Paulo materializados nos documentos oficiais que regulam a função de PC. Expõe-se, também, os conceitos de profissionalidade e formação continuada, constatando-se que eles se fundem e se articulam, enquanto complementares, constituem-se processualmente, ou seja, de forma progressiva, em colaboração com os pares, favorecendo a reflexão sobre a prática docente, através da intencionalidade pedagógica e da interação, possibilitando, assim, a construção de conhecimentos e a ressignificação da ação pedagógica de maneira crítico-reflexiva. O referencial teórico-metodológico ancora-se em autores que tratam da formação continuada em serviço e da profissionalidade docente que, por aproximação, pode se articular com a do Professor Coordenador, suas dimensões individuais e coletivas, assim como com as contradições que perpassam pela função. Adota-se a pesquisa com abordagem qualitativa por meio de Análise de Conteúdo Temático e Análise Documental, balizadas em duas categorias: Profissionalidade do Professor Coordenador e Formação Continuada em serviço. Os participantes da pesquisa são 12 Professores Coordenadores. Os instrumentos de coleta de dados, que constituíram o corpus da pesquisa foram: questionário; grupo focal e observação não participante realizada nas ATPCs de duas escolas com Anos Iniciais. Os resultados revelam que 75% dos PCs são docentes efetivos, 25% possuem formação inicial em Pedagogia e 75% em outros cursos de Licenciatura. Eles têm como desafios da formação continuada em serviço, alguns aspectos que extenuam sua atuação, tais como: gerir a equipe docente, realizar acompanhamento em sala de aula, aspectos de iniciante na função, rotina do PC (diversidade de atribuições e desvios de função), gestão do tempo, profissionalidade do Professor e ATPC como lugar/ espaço de formação. Questões como o volume expressivo de avaliações externas, bonificação por mérito, o fato de ser uma função e não um cargo, não foram citadas podendo ser uma condição para a desprofissionalização da função e, por conseguinte, de fragilidade da profissionalidade.
  • DOI: 10.11606/D.59.2021.tde-01042021-214247
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2021-02-05
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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