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A inserção profissional dos licenciados em educação artística com habilitação em música, oriundos de uma universidade pública paulista

Kobori, Rejane Aparecida Meneghini

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto 2021-04-09

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A inserção profissional dos licenciados em educação artística com habilitação em música, oriundos de uma universidade pública paulista
  • Autor: Kobori, Rejane Aparecida Meneghini
  • Orientador: Rivas, Noeli Prestes Padilha
  • Assuntos: Currículo; Cursos De Licenciatura; Formação De Professores De Música; Inserção Profissional Egressos Do Curso De Música; Degree Courses; Formation Of Music Teachers; Professional Insertion Graduates Of The Music Course; Resume
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A pesquisa tem como objetivo investigar a inserção profissional dos egressos do curso de Educação Artística com Habilitação em Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto-USP (FFCLRP/USP), nos períodos de 2014 a 2018, e seu campo de atuação. Fundamenta-se em autores que contribuem no campo da música, no campo de formação de professores e em uma perspectiva de articulação entre o campo epistemológico da educação e o ensino de música. A organização da dissertação foi subdividida em seções, que seguem os movimentos sinfônicos: Introdução, primeiro movimento, segundo movimento, terceiro movimento, quarto movimento e considerações. Trata-se de pesquisa qualitativa, utilizando a análise documental e análise dos resultados. No encaminhamento metodológico os instrumentos de coleta de dados foram: questionário e entrevistas. Os participantes da pesquisa são os egressos de licenciatura de educação artística de uma instituição pública paulista. Os dados apontam que 26,6% dos egressos atuam em instituições púbicas e 73,4% atuam como instrumentista ou na educação não formal. Na educação básica a música pertence as linguagens da Arte, deixando o campo da música muito instável, provocando incerteza quanto a sua profissão professor de música ou professor de Arte. Assim, os egressos procuram o campo de atuação dentro da sua especialidade. Quanto a formação docente, os egressos confirmam a excelência do currículo do curso no campo musical, entretanto no campo da docência em arte na educação básica persiste uma tensão quanto ao currículo e o lugar da música na escola como formação cultural, social do indivíduo e não apenas uma festividade. São necessárias mudanças políticas educacionais para reconhecer o lugar da música e do professor de música na educação, o campo da licenciatura em música continua sem uma identidade própria, faltam pesquisas e é através da universidade no campo da formação docente que encontramos o espaço de resistência e persistência para garantir a qualidade e reconhecimento desse profissional.
  • DOI: 10.11606/D.59.2021.tde-07062021-201138
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2021-04-09
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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