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Avaliação de um programa de desenvolvimento profissional docente em neurociência aplicada à educação

Falcoski, Raquel Messi

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto 2023-08-17

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Avaliação de um programa de desenvolvimento profissional docente em neurociência aplicada à educação
  • Autor: Falcoski, Raquel Messi
  • Orientador: Padovan Neto, Fernando Eduardo
  • Assuntos: Autoeficácia Docente; Formação De Professores; Neurociência E Educação; Neuroscience And Education; Teacher Self-Efficacy; Teacher Training
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A formação de professores e as competências necessárias para sua atuação profissional estão em debate no contexto das políticas públicas educacionais desde o final dos anos 90. A relevância de temas relacionados com a área das neurociências ganha destaque ao compreender melhor o funcionamento do cérebro e suas especificidades, os quais têm muito a contribuir com o desenvolvimento profissional docente. O programa denominado \"Ciências da Vida na Escola\", objeto deste estudo, foi desenvolvido por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, que teve como intuito propiciar conhecimentos específicos das neurociências que pudessem aprimorar as práticas educativas de professores da Educação Básica de ensino, bem como, impactar no desenvolvimento da autoeficácia docente. A primeira fase do programa tratou-se de um curso preparatório em neurociências, na modalidade de ensino à distância. Os 26 participantes que iniciaram e finalizaram o módulo, de forma voluntária, responderam a todos os instrumentos (Questionário sociodemográfico; Escala de autoeficácia docente; Questionário de Estratégias de Aprendizagem e Questionário de reação aos procedimentos instrucionais). Com base no delineamento quase-experimental foram realizadas três etapas, com aplicação dos instrumentos na primeira etapa, realização da formação específica dos professores na segunda etapa e aplicação dos instrumentos na terceira etapa. Os dados quantitativos foram transpostos para o programa estatístico JASP e para todas as análises estatísticas foi utilizado o nível de significância alfa de 5%. A segunda fase do programa aprofundou três temas das neurociências com uma proposta de ensino-aprendizagem mais interativa entre equipe CVE e participantes. As comparações em pares revelaram uma diferença significativa na escala de autoeficácia docente nas medidas de estratégias instrucionais (W=73,0; p< 0,05), o que motiva e desperta o interesse dos alunos em seu processo de aprendizagem e gestão de sala de aula (W=47,0; p< 0,05), o que se refere à forma como os professores percebem sua capacidade de supervisionar os comportamentos dos alunos, porém não houve diferença nas medidas de engajamento dos alunos (W=100,5; p> 0,05), sugerindo que o programa não afetou a capacidade dos professores perceberem suas estratégias de ensino e avaliação. Em relação à avaliação de processo do programa, houve uma maior concentração de respostas nos pontos mais altos da escala de estratégias de aprendizagem, com destaque para as estratégias de elaboração e aplicação prática e controle da motivação. Observou-se também que os professores julgaram a qualidade do curso de forma excelente. Houve ainda uma correlação positiva entre os fatores da escala de autoeficácia docente e os fatores de estratégias de aprendizagem autorregulatórias. Os resultados deste estudo que buscou, entre outros objetivos, avaliar a autoeficácia docente antes e após o programa de formação foram consistentes com a concepção de Bandura, uma vez que o programa impactou nas experiências de domínio, experiências vicárias e persuasão verbal. Desta forma, este trabalho é bastante relevante na área da educação, uma vez que traz benefícios diretos aos professores da Educação Básica de Ensino por meio dos conhecimentos adquiridos e possíveis políticas públicas embasadas nos resultados da atual pesquisa.
  • DOI: 10.11606/D.59.2023.tde-10102023-075243
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2023-08-17
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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