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Burnout parental, habilidades sociais educativas parentais e monitoramento parental: um estudo de caracterização

Ferreira, Amanda Trivellato

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto 2023-08-14

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Burnout parental, habilidades sociais educativas parentais e monitoramento parental: um estudo de caracterização
  • Autor: Ferreira, Amanda Trivellato
  • Orientador: Elias, Luciana Carla dos Santos
  • Assuntos: Burnout Parental; Habilidades Sociais; Habilidades Sociais Educativas Parentais; Práticas Educativas E Monitoria Parental; Educational Practices And Parental Monitoring; Parental Burnout; Parental Educational Social Skills; Social Skills
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A literatura tem apontado para diferentes variáveis ligadas aos pais que impactam no desenvolvimento dos filhos positiva ou negativamente. Dentre essas destacam-se as habilidades sociais educativas parentais (HSE-P), definidas como comportamentos dos pais com a intensão voltada para a promoção do desenvolvimento e da aprendizagem dos filhos; o monitoramento parental e o burnout parental, entendido como consequência de uma exposição intensa e prolongada dos pais ao estresse no cuidado com os filhos. Diante desse contexto, o presente estudo teve como objetivo geral verificar a existência de burnout parental, caracterizar as HSEP e o monitoramento parental de pais de crianças do Ensino Fundamental I e II. Como objetivos específicos buscou-se: verificar, associar e comparar a existência do burnout parental, habilidades sociais educativas e monitoramento parental em mães e pais e; verificar, associar e comparar a existência do burnout parental, habilidades sociais educativas e monitoramento parental em mães casadas e mães solo. O estudo foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FFCLRP-USP. Tratou-se de um estudo quantitativo, descritivo, correlacional e de comparação, composto por amostra de conveniência. Participaram 22 casais e seus filhos, 13 mães casadas e seus filhos (sem seus maridos) e 5 mães solo e seus filhos; todos os participantes eram residentes de uma cidade de grande porte do interior paulista e foram convidados através de suas escolas. Os instrumentos utilizados foram: Inventário de Burnout Parenta (PBA), Questionário de Monitoramento Parental (QMP), Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais (RE-HSE-P) e Critério Brasil. A coleta foi realizada junto a pais, mães e filhos em separado, inicialmente presencial (na escola onde a criança estudava) e posteriormente, frente ao contexto da pandemia, virtual (chamada de vídeo pelo Google Meet). Presencial ou virtual a pesquisadora aplicava os instrumentos nos participantes seguindo o mesmo protocolo. Os dados quantitativos foram analisados com auxílio do software JASP, inicialmente foram realizadas análises estatísticas descritivas, na sequência foi verificada a normalidade de cada variável e frente a não normalidade realizou-se análises inferenciais não paramétricas e correlações. Os resultados encontrados estão apresentados em dois estudos que respondem aos objetivos traçados. O Estudo I teve como objetivo verificar, associar e comparar a existência do burnout parental, habilidades sociais educativas e monitoramento parental em casais (mães e pais, vivendo na mesma residência). Os resultados apontaram: que os participantes não pontuaram para burnout, contudo, mães apresentaram resultados superiores aos pais em diferentes fatores da escala de Burnout; pais sinalizaram habilidades sociais educativas parentais, no entanto, dificuldades em aplicá-las com frequência; os filhos relataram receber monitoramento parental; associações significativas foram encontradas entre as variáveis, como práticas negativas e esgotamento das mães. O Estudo II, teve como objetivo verificar e comparar sinais de burnout parental, habilidades sociais educativas e monitoramento parental em mães casadas e solo. Os resultados apontaram mães solo mais exaustas do que as mães casadas, contudo, com maior repertório em Habilidades Sociais Educativas Parentais e Variáveis de Contexto para lidar com seus filhos. Conclui-se que o presente trabalho traz contribuições importantes para a área de estudo, sinalizando a importância de programas preventivos destinados a pais e mães (casadas ou solo), de forma a desenvolver/aprimorar as HSE-P e tornálas presentes em suas práticas educativas diárias.
  • DOI: 10.11606/D.59.2023.tde-10102023-154117
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2023-08-14
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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