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Consumo de alimentação escolar no município de Piracicaba, SP

Ferreira, Janaína Costa

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública 2009-03-02

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Consumo de alimentação escolar no município de Piracicaba, SP
  • Autor: Ferreira, Janaína Costa
  • Orientador: Souza, Sonia Buongermino de
  • Assuntos: Consumo Alimentar; Escolares; Lanches; Programa Nacional De Alimentação Escolar; Food Intake; National School Meal Program; School Children; Snacks
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Objetivo - Avaliar a alimentação consumida na escola, por estudantes de primeira a quarta séries da rede pública de ensino do município de Piracicaba, SP. Métodos Foi desenvolvido estudo transversal com 3527 escolares de 12 escolas distribuídas entre as cinco macro-regiões da área urbana do município. A coleta dos dados foi realizada durante o período letivo de 2004, e para conhecer o consumo alimentar utilizou-se questionário de freqüência alimentar. Este instrumento permitiu investigar o consumo da merenda fornecida pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o consumo de lanches adquiridos em cantinas ou provenientes de casa. O consumo da merenda foi estudado com base no valor energético diário médio e o consumo de lanches foi descrito e classificado em função do número de porções de alimentos dos grupos dos cereais, frutas e açúcares e gorduras consumidos semanalmente. Por meio da aplicação da técnica de regressão linear múltipla, foi possível conhecer a relação entre o valor energético diário médio da merenda consumida (variável dependente) e variáveis demográficas (sexo, idade e região de localização das escolas), estado nutricional e o consumo de lanches dos grupos dos cereais, frutas e açúcares e gorduras. Resultados A média do valor energético da merenda consumida foi 307,1 kcal, e em geral, foi maior entre os estudantes das escolas localizadas nas regiões menos desenvolvidas do município, do sexo masculino, de menor idade e com baixo índice de massa corporal. Quanto ao consumo de lanches, 60,1% dos escolares referiram consumir alimentos do grupo dos açúcares e gorduras três ou mais vezes por semana, enquanto apenas 11,2% relataram consumir alimentos do grupo das frutas com essa mesma freqüência. As variáveis sexo, idade, região de localização das escolas, estado nutricional e consumo de alimentos do grupo das frutas apresentaram associações estatisticamente significantes com o valor energético diário médio. Conclusões O consumo da merenda escolar variou significativamente entre as distintas regiões do município, sendo que as escolas localizadas nas regiões menos desenvolvidas apresentaram maior consumo. A elevada proporção de consumo de lanches ricos em açúcares e gorduras, associada à pequena freqüência de consumo de frutas, reforça a necessidade de desenvolvimentos de ações educativas direcionadas à alimentação saudável no ambiente escolar, assim como maior oferta de frutas e hortaliças pelo Programa.
  • DOI: 10.11606/D.6.2009.tde-01042009-142520
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública
  • Data de criação/publicação: 2009-03-02
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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