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O avesso dos algoritmos: sociabilidades na escola e mediações educomunicativas no ritmo do TikTok

Calixto, Douglas De Oliveira

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2023-12-07

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O avesso dos algoritmos: sociabilidades na escola e mediações educomunicativas no ritmo do TikTok
  • Autor: Calixto, Douglas De Oliveira
  • Orientador: Citelli, Adilson Odair
  • Assuntos: Tiktok; Algoritmos; Educomunicação; Mediações; Redes Sociais Na Internet; Tiktok; Social Media; Mediations; Media Education; Algorithms
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
  • Descrição: Este trabalho analisou como os algoritmos atravessam a experiência comunicativa de estudantes do 9º ano do ensino fundamental. Em nossas hipóteses, os públicos calculáveis, os mecanismos de predição e as dinâmicas de \"bolhas\" na internet passaram a ocupar lugar decisivo na constituição das sociabilidades, na ordem dos discursos e nos jogos de linguagem que estão em circulação nas escolas. Com efeito, buscamos verificar como a lógica algorítmica se materializa nas expressões comunicativas que surgem nas timelines, stories e reels, afinal, parte significativa dos padrões culturais e interesses de discentes e docentes está em movimento no Instagram, Youtube e TikTok. Sistematizamos evidências a partir de pesquisa de campo em três escolas municipais de ensino fundamental da DRE Campo Limpo, zona sul de São Paulo, e de atividades com Professores de Orientação Digital (POEDs). O objetivo foi identificar a abrangência dos signos das redes sociais para o que dizem, pensam e inter-relacionam alunas, alunos, professores e professoras. A partir de procedimentos qualitativos, produzimos dados que indicam quem são influencers, páginas e canais que mobilizam afetos e quais são as repercussões desses conteúdos para as relações sociais nas escolas. O avesso é uma abordagem teórico-metodológica que visa superar o viés instrumental e tecnicista das tecnologias para compreender os significados e sentidos que escolas localizadas em regiões periféricas atribuem às plataformas digitais. O nosso problema de pesquisa está centrado na interface Comunicação & Educação, enfatizando que os algoritmos não se limitam à computação programacional e ao imperativo das Big Techs, mas sim constituem um jogo híbrido entre humanos e não-humanos, inputs e outputs, que passou a integrar a produção de sentidos nos sistemas de ensino. Ao discutir conceitos como lacração e cancelamento, os resultados da pesquisa indicam uma ampla desagregação da trama cultural entre discentes e docentes, a dimensão do entretenimento como fator substancial das sociabilidades e, sobretudo, para a existência de jogos de projeção e identificação que fazem os jovens permanecerem por horas no TikTok, deslizando os dedos de um conteúdo para o outro.
  • DOI: 10.11606/T.27.2023.tde-20122023-123018
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2023-12-07
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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